Lançada no Brasil em outubro de 2024, a BYD Shark ainda não mostrou a que veio. A picape híbrida plug-in chegou com a promessa de ser uma forte concorrente no segmento das médias, mas, na prática, isso está longe de acontecer.
Segundo dados da Fenabrave, em janeiro foram vendidas apenas 100 unidades da BYD Shark, uma queda de 17,36% em relação a dezembro, quando o modelo registrou 121 emplacamentos. No acumulado de 2024, o total de unidades vendidas chegou a apenas 313.
No mês de lançamento, outubro, 143 unidades foram licenciadas, seguido de um fraco desempenho em novembro, com apenas 49 vendas. No total, até janeiro, a picape somou 413 unidades vendidas, um número bem abaixo do esperado para um modelo que prometia tanto.
A fabricante chinesa esperava vender de 1.000 a 1.500 unidades por mês, o que poderia posicioná-la entre as principais marcas no segmento de picapes médias. A Toyota Hilux ficou no topo entre as picapes médias, com 3.747 unidades vendidas. Em seguida, vem a Ford Ranger, com 2.619 emplacamentos. Já a Chevrolet S10 alcançou 2.073 unidades comercializadas.
A BYD Shark tem itens como faróis dianteiros de LED, santo antônio, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos de 10,25″, carregamento sem fio para celular, aquecimento do banco do motorista, sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil e sistema de direção assistida elétrica (C-EPS).
Além disso, a BYD Shark também conta com freios ABS, controle de tração, assistência de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares, e uma central multimídia com tela giratória de 12,8 polegadas, que oferece conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além de sensor de estacionamento traseiro com 4 radares e câmera 360 graus.