As primeiras picapes BYD Shark, modelo híbrido plug-in (PHEV), foram entregues a clientes na Austrália em 13 de janeiro. O embarque inicial, com cerca de 2.000 unidades, partiu da China em dezembro do ano passado.
Conhecida na Austrália como BYD Shark 6, a picape já ultrapassou 5.500 pedidos. A distribuidora australiana da BYD, EVDirect, realizou as primeiras entregas no showroom da marca em Brisbane.
O primeiro lote da BYD Shark com destino à Austrália partiu em 17 de dezembro do terminal marítimo de Xangai Haitong, a bordo do navio norueguês Turandot.
No entanto, as entregas estão sendo prejudicadas por paralisações industriais na Austrália. Segundo a BYD, milhares de veículos aguardam em navios para serem descarregados devido às greves.
Atualmente, o tempo de entrega para um Shark 6 na Austrália é estimado em seis a oito semanas após a confirmação do pedido. Este é o primeiro veículo utilitário (ute) PHEV a ser vendido no país. A previsão é que a Canon Alpha Hi4-T, da GWM Poer, e uma versão PHEV da Ford Ranger também cheguem ao mercado em 2025.
A BYD Shark 6 é oferecida em uma única versão na Austrália, com preço de AUD 57.900 (aproximadamente USD 35.550).
Apesar de ser um modelo PHEV, o motor a combustão interna atua principalmente como gerador, fornecendo até 170 kW de potência. A picape possui dois motores elétricos: um dianteiro de 170 kW e 310 Nm de torque, e um traseiro de 150 kW e 340 Nm de torque. A potência combinada do sistema é de 320 kW e 650 Nm de torque.
A Shark 6 utiliza uma bateria de lâmina de fosfato de ferro-lítio de 29,58 kWh. A autonomia totalmente elétrica no ciclo NEDC é de 100 km, enquanto a autonomia combinada é de 840 km. A capacidade de reboque é de 2.500 kg, inferior à maioria das concorrentes a diesel. A carga útil é de até 835 kg, e o volume da caçamba é de 1.450 litros.
A picape utiliza a plataforma DMO da BYD, também usada no Fang Cheng Bao Bao 5. Trata-se de uma plataforma dedicada para veículos PHEV com construção body-on-frame.
A Austrália é o primeiro mercado com direção do lado direito a receber a Shark, lançada no ano passado. A África do Sul também deverá receber o modelo em breve.