A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, lança na Austrália a Shark 6, uma picape híbrida plug-in que promete agitar o mercado de veículos utilitários. Com um preço inicial de 57.900 dólares australianos (aproximadamente R$ 359.900 já com impostos), a Shark 6 se posiciona como uma opção mais acessível e com mais itens do que modelos concorrentes como a Ford Ranger XLS e a Toyota Hilux SR5.
O conjunto motriz da Shark 6 entrega 321kW de potência e 650Nm de torque, superando até mesmo a Ford Ranger Raptor, conhecida por seu desempenho. Essa força é resultado da combinação de motores elétricos dianteiros e traseiros com um motor 1.5 turbo de quatro cilindros.
A bateria de 29.6 kWh, integrada ao chassi, permite uma autonomia de 80 km em modo totalmente elétrico, segundo testes realizados. Além disso, a picape se destaca pela economia de combustível quando recarregada regularmente.
Destaques da BYD Shark
Pontos Positivos:
- Excelente custo-benefício.
- Trem de força híbrido refinado e potente.
- Autonomia elétrica de 80 km em testes.
- Consumo eficiente com recargas frequentes.
- Conforto em viagens rodoviárias.
- Espaço generoso no banco traseiro.
Pontos a Melhorar:
- Capacidade de reboque e carga abaixo da média.
- Suspensão com respostas irregulares.
- Autonomia inferior a 800km sem recarga.
- Limitações no uso off-road.
- Raio de giro amplo.
A picape oferece uma única versão chamada Premium, com preço inicial de 57.990 dólares australianos. As opções de cores são: Great White, Tidal Black e Deep Sea Blue (a cor do veículo testado), sendo que as cores, exceto a branca, têm um custo adicional de 700 dólares. Diversos acessórios podem ser adicionados, como rodas, pneus off-road, barras de proteção, racks de teto e capas para a caçamba.
Entre os principais equipamentos de série, destacam-se:
- Rodas de liga leve de 18 polegadas.
- Faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras em LED.
- Estribos laterais.
- Bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação.
- Sensores dianteiros e traseiros com visão 360 graus.
- Bancos em couro sintético.
- Volante revestido em couro.
- Sistema de som Dynaudio.
- Head-up display.
- Central multimídia de 15,6 polegadas com rotação.
- Painel digital de 10,25 polegadas.
- Carregamento de celular sem fio (com ventilação).
- Espelhamento sem fio de smartphones.
Caçamba e capacidade de reboque
A caçamba da Shark 6 possui 1,5 metro de comprimento e 1,2 metro entre as caixas de roda, permitindo acomodar pallets de tamanho europeu e australiano. A tampa traseira, com acionamento hidráulico, oferece diversas opções de abertura (botão na tampa, chave, tela multimídia ou console central). A caçamba também conta com revestimento spray-in, luzes, seis pontos de amarração e três tomadas de 230 volts para conectar ferramentas elétricas ou outros dispositivos.
A capacidade da caçamba é de 1200 litros, enquanto a carga útil é de 790 kg, uma das menores do segmento de picapes cabine dupla. A capacidade de reboque é de 2500 kg, um valor consideravelmente inferior aos 3500 kg oferecidos pela maioria dos concorrentes.
Detalhes do interior
O interior da Shark 6 apresenta uma tela giratória de 15,6 polegadas, marca registrada da BYD, mas com um design mais convencional que os demais modelos da marca. Os detalhes incluem alças fixas nas colunas, console central robusto e acabamento com detalhes em laranja. O volante é revestido em couro, e a maioria das superfícies são revestidas em material sintético, buscando um equilíbrio entre luxo e funcionalidade. As opções de armazenamento são generosas, com porta-objetos nas portas, console central, compartimento no painel e carregadores de smartphone com refrigeração.
O sistema multimídia, embora possua botões de atalho, exige navegação em submenus para ajustar configurações de condução, como a frenagem regenerativa. A BYD incluiu um painel digital e um head-up display para informações essenciais do condutor. O espaço traseiro se destaca com amplo espaço para pernas e cabeça, e um assoalho plano, permitindo que três adultos viajem confortavelmente. A picape também oferece tomadas de 230 volts, entradas USB-A e USB-C e saídas de ar para os ocupantes traseiros.
Experiência ao volante
A Shark 6 proporciona uma experiência de condução diferente das picapes a diesel tradicionais. Com a bateria acima de 25%, a picape usa seus motores elétricos para tração, com a opção de priorizar o modo elétrico (Max EV) pressionando um botão no console. O veículo alterna automaticamente entre os modos elétrico e híbrido conforme a demanda do acelerador ou o nível da bateria. É possível preservar a carga da bateria, definindo um percentual entre 25% e 70% para que o motor a gasolina seja mais atuante.
O silêncio proporcionado pela ausência do motor a diesel é um dos destaques, assim como a resposta imediata do trem de força. O modo Sport torna a picape ainda mais rápida. A BYD afirma que a aceleração de 0 a 100 km/h é de 5,7 segundos, um número confirmado em testes independentes (5,6 segundos), superando a Ford Ranger Raptor. Os modos de condução Normal e Eco também estão disponíveis, e a frenagem regenerativa pode ser ajustada na tela sensível ao toque.
A suspensão independente, apesar de confortável em rodovias, pode apresentar trepidação em pisos irregulares. A picape conta com assistentes de condução não intrusivos, como o monitor de atenção do condutor.
Consumo de combustível
O consumo de combustível da Shark 6 varia conforme o uso do modo elétrico. A BYD informa um consumo de 7,9 litros/100 km com a bateria abaixo de 25% e 2,0 litros/100 km com a carga acima desse valor. O consumo real dependerá do comportamento do motorista e da frequência de recarga da bateria. Em testes, a autonomia elétrica foi de 80 km, e o consumo médio em 300 km, com recargas, foi de 6,8 litros/100 km, indicando uma autonomia total de 876 km. O consumo sem recarga, segundo os dados, varia entre 8,0 e 8,8 litros/100 km, o que reduz a autonomia para cerca de 696km.
A comparação com picapes diesel, como a Ford Ranger, mostra que o modelo XLS possui autonomia de 1111km e a XLT V6, 952km. A recarga da bateria de 29,58 kWh não é rápida, sendo limitada a 7 kW com energia CA ou até 55 kW com energia CC.
Capacidade Off-Road
A BYD Shark 6 se apoia em sua altura do solo, proteção inferior e um sistema inteligente de controle de tração, que distribui o torque eletronicamente entre os motores elétricos dianteiro e traseiro. A picape oferece modos de terreno selecionáveis, mas não possui caixa de transferência ou marcha reduzida.
Segurança
A Shark 6 ainda não foi testada pelo ANCAP, mas espera-se uma boa classificação, considerando o histórico de cinco estrelas da BYD em veículos para o mercado australiano. A picape possui diversos sistemas de segurança ativa e passiva, incluindo:
- Airbags frontais, laterais, de cortina e central dianteiro.
- Câmera 360 graus.
- Frenagem autônoma de emergência.
- Controle de descida em declives.
- Controle de cruzeiro adaptativo inteligente.
- Aviso e prevenção de saída de faixa.
- Assistente de permanência em faixa de emergência.
- Alerta de colisão frontal.
- Alerta de colisão traseira.
- Reconhecimento de sinais de trânsito.
- Alerta e frenagem de tráfego cruzado dianteiro.
- Alerta e frenagem de tráfego cruzado traseiro.
- Detecção de ponto cego.
- Controle de estabilidade de reboque.
- Detecção de presença infantil.
- Head-up display.
Custos de manutenção
A primeira revisão é gratuita (3500 km ou seis meses), com revisões subsequentes a cada 20.000 km ou 12 meses. Os custos das revisões variam entre 351 e 1423 dólares australianos, conforme a quilometragem ou a idade do veículo. A garantia do veículo é de seis anos ou 150.000 km, e a bateria tem garantia de oito anos ou 160.000 km.
Veredicto
A BYD Shark 6 representa uma nova abordagem para o segmento de picapes cabine dupla, combinando desempenho, economia e tecnologia. A picape pode ser mais adequada para uso em atividades de lazer do que para uso comercial, devido à sua menor capacidade de reboque e carga, e sua suspensão traseira independente. A Shark 6 é uma prova de que uma picape eletrificada não precisa ser menos interessante para os entusiastas.