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BYD Shark cresce 40% em dezembro, mas volume de vendas ainda não impressiona

Com a venda apenas de 149 unidades no mercado brasileiro, a BYD Shark ainda não está entregando em vendas o esperado

Lançada oficialmente há três meses, a BYD Shark ainda não conseguiu conquistar seu espaço no mercado brasileiro, ficando distante das líderes de vendas. O design da picape, como o próprio nome sugere, é inspirado na aparência de um tubarão.

De acordo com dados da Fenabrave, em dezembro foram vendidas 121 unidades da BYD Shark, representando um crescimento de 40,5% em relação a novembro, quando apenas 49 unidades foram emplacadas. No acumulado de 2024, a picape já soma 313 unidades vendidas.

BYD Shark 2025
Foto: Reprodução/Motor1

A montadora chinesa tinha como meta vender entre 1.000 e 1.500 unidades por mês, o que poderia colocá-la entre as líderes do mercado de picapes médias. Atualmente, a Toyota Hilux ocupa o primeiro lugar na categoria, com 4.552 unidades vendidas em um único mês. Somente em 2024, já foram emplacadas 50.011 unidades do modelo.

A Ford Ranger ocupa o segundo lugar entre as picapes médias, com 3.594 unidades vendidas. No acumulado de 2024, a Ranger já atingiu 31.855 unidades vendidas. Logo atrás, em terceiro lugar, está a Chevrolet S10, que vendeu 2.873 unidades, ficando 721 unidades atrás da Ranger.

Ford Ranger e RAM 1500 Classic lideram desvalorização entre picapes usadas nos EUA
Foto: For São Paulo

A BYD Shark vem equipada com um sistema híbrido plug-in que combina um motor a gasolina de 183 cv e 26,5 kgfm de torque com dois motores elétricos, um em cada eixo. O motor elétrico dianteiro entrega 231 cv e 31,6 kgfm de torque, enquanto o traseiro oferece 204 cv e 34,6 kgfm. A transmissão é automática de marcha única, e a picape possui tração 4×4.

No total, a potência combinada dos três motores chega a impressionantes 437 cv, com um torque máximo de 65 kgfm. Esse conjunto permite que a Shark acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. A bateria tem capacidade de 29,6 kWh, oferecendo uma autonomia de até 840 km no ciclo NEDC, com consumo médio de 24 km/l em uso misto (cidade e estrada).

No modo 100% elétrico, a picape pode rodar até 100 km sem consumir gasolina. Segundo a BYD, recarregar a bateria de 30% a 80% leva apenas 20 minutos em um carregador adequado.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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