A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, lançou recentemente a picape Shark 6 no Salão do Automóvel de Bangkok, com um preço inicial de 1.699.000 baht tailandeses (aproximadamente US$ 50.000). O veículo, construído sobre a plataforma DMO da BYD, apresenta uma estrutura *body-on-frame* e suspensão independente de braço duplo em ambos os eixos, combinando robustez e conforto.
Com dimensões de 5457/1917/1925 mm e uma distância entre eixos de 3260 mm, a Shark 6 supera em tamanho a Ford Ranger, uma das picapes mais vendidas na Tailândia. A BYD planeja expandir a comercialização da Shark 6 para outros mercados, incluindo México, Austrália e Brasil. No Brasil, a BYD atinge marca de 165 concessionárias e expande sua presença nacional, com alguns países sendo comercializada apenas como Shark.

A BYD Shark 6 é equipada com um motor turbo de 1.5 litros e 4 cilindros, que atua como gerador para carregar a bateria e alimentar dois motores elétricos síncronos de imã permanente. A potência combinada dos motores elétricos atinge 321 kW (430 cv) e 650 Nm de torque, permitindo que a picape acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, um feito notável considerando seu peso de 2710 kg. A bateria Blade de 29,58 kWh proporciona uma autonomia combinada de 800 km.
A BYD não é a primeira marca chinesa a introduzir uma picape no mercado tailandês. A GWM lançou a Poer Sahar em 2024, disponível em três versões: Ultra 4WD, Pro e Single Cab. Todas as versões possuem um sistema HEV, que combina um motor a gasolina turbo de 2.0 litros com um motor elétrico.
O motor a gasolina produz 182 kW (244 cv) e 380 Nm de torque, enquanto o motor elétrico entrega 79 kW (106 cv) e 268 Nm de torque. A Poer Sahar tem preços que variam entre 1.129.000 e 1.389.000 baht tailandeses (US$ 33.200 – US$ 40.900).
A Tailândia é o segundo maior mercado de picapes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Esse cenário é impulsionado por políticas fiscais governamentais favoráveis e pela demanda por veículos multiuso. Tradicionalmente, os motores a diesel têm sido preferidos devido ao baixo custo do combustível e ao alto torque proporcionado.
Antes da ascensão das marcas chinesas, o mercado de picapes de baixo a médio porte era dominado por modelos japoneses como Toyota Hilux, Isuzu D-Max e Mitsubishi Triton, enquanto modelos americanos como a Ford Ranger eram importantes no segmento de médio a alto padrão.
A BYD também apresentou recentemente o novo sedan elétrico e7 com autonomia de até 520 km, reforçando sua presença no mercado de veículos elétricos.