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BYD lança sedan elétrico Qin L EV com “God’s Eye” C e alcance de 545 km na China

Para competir diretamente com o Tesla Model 3, a BYD lançou oficialmente o sedã totalmente elétrico Qin L EV, oferecendo um preço mais acessível para atrair o público jovem

A montadora chinesa BYD lançou oficialmente o sedan totalmente elétrico Qin L EV, um modelo de porte semelhante ao Tesla Model 3, mas com um preço mais acessível, visando atrair o público jovem. O lançamento ocorreu no dia 23 de março, com o veículo construído sobre a plataforma e-Platform 3.0 Evo da BYD e equipado com recursos de assistência ao condutor de série.

O Qin L EV possui dimensões de 4.720 mm de comprimento, 1.880 mm de largura e 1.495 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.820 mm. Para efeito de comparação, o Tesla Model 3 atualmente vendido na China tem 4.720 mm de comprimento, 1.848 mm de largura e 1.442 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.875 mm.

BYD lança sedan elétrico Qin L EV com “God's Eye” C e alcance de 545 km na China
Crédito da imagem: BYD

A BYD oferece o Qin L EV em três versões, com preços que variam entre 119.800 RMB (US$ 16.530), 129.800 RMB e 139.800 RMB. O Model 3, por sua vez, está disponível na China em três versões: tração traseira (a partir de 235.500 RMB), tração integral de longo alcance (a partir de 275.500 RMB) e tração integral de alto desempenho (a partir de 339.500 RMB).

A versão de entrada do BYD Qin L EV vem equipada com uma bateria de 46,08 kWh, proporcionando uma autonomia de 470 km no ciclo CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle). As outras duas versões, mais caras, possuem uma bateria de 56,64 kWh e uma autonomia de 545 km (CLTC).

BYD lança sedan elétrico Qin L EV com “God's Eye” C e alcance de 545 km na China
Crédito da imagem: BYD

Todas as três versões do sedan BYD são modelos de tração traseira com um único motor. A versão de entrada possui um motor com potência máxima de 110 kW (148 hp) e torque máximo de 220 Nm. As outras duas versões têm um motor com potência máxima de 160 kW (215 hp) e torque máximo de 330 Nm.

O modelo pode acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos ou 3,1 segundos, dependendo da versão. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h não foi especificado. O Qin L EV suporta carregamento rápido, podendo ir de 30% a 80% da carga em 24 minutos.

O BYD Qin L EV vem de série com o sistema de direção inteligente God’s Eye C, que integra o pacote DiPilot 100. O hardware inclui 12 câmeras, 5 radares de ondas milimétricas e 12 radares ultrassônicos.

O sistema de direção inteligente oferece funções como NOA (Navigate on Autopilot) em rodovias, estacionamento automático e estacionamento remoto.

BYD lança sedan elétrico Qin L EV com “God's Eye” C e alcance de 545 km na China
Crédito da imagem: BYD

A BYD anunciou em 10 de fevereiro que seu sistema de direção inteligente seria chamado de God’s Eye, e que o sistema God’s Eye C não teria LiDAR, mas utilizaria uma solução de visão por câmera para seus modelos mais acessíveis.

Similar a muitos modelos populares atualmente, a BYD oferece uma geladeira a bordo para o Qin L EV, que pode resfriar até -6°C e aquecer até 50°C.

A BYD começou a divulgar o Qin L EV há um mês, enfatizando que o modelo seria direcionado aos jovens.

O Qin L EV é mais um sedan elétrico no mercado chinês com tamanho semelhante ao Tesla Model 3, mas com preços mais baixos. Se você está pesquisando os melhores carros elétricos, confira a expansão da BYD na Europa e suas opções.

Espera-se que o lançamento do Qin L EV impulsione ainda mais as vendas dos já populares modelos da família Qin. Em 2024, a família Qin vendeu 732.252 unidades, representando 17,14% das vendas anuais de NEVs (New Energy Vehicles) da BYD. Nos dois primeiros meses deste ano, a família Qin vendeu 79.315 unidades, um aumento de 108,95% em relação ao ano anterior. Além do Qin L EV, a família Qin também inclui o Qin L DM-i, Qin Plus DM-i e Qin Plus EV. Para mais novidades da montadora, veja sobre o BYD King com mega oferta.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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