A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, prepara-se para expandir sua linha de veículos com a introdução da versão station wagon do seu popular modelo híbrido plug-in, o Seal 06 DM-i. Imagens divulgadas pelo órgão regulador chinês revelam detalhes do novo modelo, que promete ser uma opção acessível e espaçosa para famílias, com potencial para conquistar o mercado europeu.
O Seal 06 DM-i sedan, lançado na China em maio de 2024 com um preço inicial de 99.800 yuan (aproximadamente 13.800 dólares), marcou a estreia da quinta geração do sistema DM da BYD. O modelo alcançou grande sucesso, com mais de 220 mil unidades vendidas entre maio de 2024 e fevereiro de 2025, de acordo com dados da China EV DataTracker. Agora, a BYD busca expandir o alcance do Seal 06 DM-i com a variante station wagon.

Visualmente, a versão station wagon do Seal 06 DM-i segue a linha de design do sedan, apresentando uma dianteira com uma ampla entrada de ar trapezoidal e faróis afilados, características comuns aos veículos da série Ocean da BYD.
A inscrição “BYD” na parte frontal e as maçanetas embutidas nas portas conferem um toque de modernidade ao modelo. A linha do teto levemente inclinada e as colunas escurecidas complementam o design, enquanto a traseira se destaca pela unidade única de lanternas que se estende por toda a largura do veículo.
As dimensões do BYD Seal 06 DM-i station wagon são:
- Comprimento: 4850 mm
- Largura: 1890 mm
- Altura: 1505 mm
- Distância entre eixos: 2790 mm
- Balanços dianteiro e traseiro: 980 mm e 1080 mm, respectivamente
- Ângulos de ataque e saída: 13 e 14 graus
- Peso: entre 1700 e 1800 kg
O modelo estará disponível com rodas R17 ou R18.
Motorização híbrida
A versão de entrada do Seal 06 DM-i station wagon combina um motor a gasolina de 1.5 litros, com 74 kW (99 cv), a um motor elétrico de 120 kW (161 cv). O sistema é alimentado por uma bateria Blade LFP de 10.08 kWh, fabricada pela FinDreams, que proporciona uma autonomia de até 53 km em modo elétrico (ciclo CLTC). Em comparação, o sedan Seal 06 DM-i com o mesmo conjunto mecânico oferece uma autonomia de 80 km devido ao seu menor coeficiente de arrasto.

A segunda opção de motorização do Seal 06 DM-i station wagon mantém o motor a gasolina, mas o combina com um motor elétrico mais potente, de 160 kW (215 cv). Neste caso, a bateria LFP de 15.874 kWh permite uma autonomia de 83 km em modo elétrico, enquanto o sedan alcança 120 km no ciclo CLTC.
Expansão para a Europa
Apesar da baixa popularidade das station wagons na China, a BYD está investindo neste segmento de olho no mercado europeu, onde este tipo de veículo ainda possui uma demanda considerável.
A expectativa é que o Seal 06 DM-i station wagon chegue à Europa logo após o seu lançamento na China, ampliando a oferta de veículos eletrificados da marca no continente. A BYD Sealion 05 EV já chegou às concessionárias na China e pode ser um indicativo do sucesso que a marca espera alcançar com este novo modelo.