A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, divulgou as primeiras imagens de seus novos modelos, o sedã Han L e o SUV Tang L, ambos sob a marca principal. O anúncio oficial marca a estreia do sedã topo de linha da BYD, após flagras do modelo terem circulado na mídia em agosto do ano anterior.
Apesar de não detalhar especificações técnicas, a BYD confirmou que ambos os veículos elétricos contarão com sensores lidar no topo do para-brisa, um recurso essencial para o sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS).
A BYD já comercializa os modelos Han e Tang com motorizações totalmente elétricas e híbridas plug-in. Espera-se que o Han L e o Tang L mantenham essas opções, com a versão híbrida plug-in adotando a mais recente tecnologia DM 5.0 da BYD.
Atualmente, as versões Han e Tang contam com sistemas híbridos DM-i de quarta geração, que priorizam a eficiência e economia de combustível, e DM-p, voltados para performance e direção esportiva. A sigla DM significa motores duplos, sendo que ‘i’ indica inteligência e ‘p’ desempenho.
As versões totalmente elétricas do Han L e do Tang L serão equipadas com a nova geração de baterias LFP Blade 2.0, que promete autonomia de até 1.000 km no ciclo chinês CLTC, segundo a revista automotiva IT Home.
O atual BYD Han EV, um sedã de 5 lugares, possui dimensões de 4.995 mm de comprimento, 1.910 mm de largura e 1.495 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.920 mm. O peso é de 2.250 kg e a versão topo de linha tem uma bateria de 85,4 kWh, proporcionando 610 km de autonomia no ciclo CLTC.
O sedã elétrico é oferecido com tração dianteira ou integral, com potência de até 380 kW (510 cv) e torque máximo de 710 Nm. O preço inicial na China é de 179.800 yuan (aproximadamente 24.630 dólares).
Já o SUV BYD Tang EV, também com 5 lugares, mede 4.900 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.725 mm de altura, com entre-eixos de 2.820 mm. O peso é de 2.560 kg, e a bateria de 108,8 kWh permite uma autonomia de 635 km no ciclo CLTC.
O SUV elétrico também está disponível com tração dianteira ou integral, com potência máxima de 380 kW (510 cv) e torque de 700 Nm. O preço inicial na China é de 219.800 yuan (cerca de 30.110 dólares).
Em 2024, o sedã BYD Han vendeu 260.000 unidades e o SUV BYD Tang atingiu 150.000 vendas em todo o mundo.
A BYD comercializou 514.809 veículos em dezembro, totalizando 4.272.145 unidades em 2024. Desse total, 41,5%, ou 1.764.992 unidades, foram de veículos totalmente elétricos.