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BYD registra SUV Bao 3 com plataforma de drone no INPI

Na China, o Bao 3 é equipado com dois motores elétricos. Especula-se que, caso seja lançado oficialmente, o SUV poderá ser comercializado sob uma nova marca e com um novo nome

A BYD sinaliza expansão no mercado brasileiro com o registro do design do SUV Bao 3 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O modelo, que se destaca por integrar uma plataforma de drones no teto, sugere que a fabricante chinesa planeja novidades para o país.

Especula-se que, em caso de lançamento oficial, o SUV poderá ser comercializado sob nova marca e nome, possivelmente como Denza B3, alinhando-se à divisão de luxo da BYD. A BYD atinge marca de 165 concessionárias no Brasil e expande presença nacional, o que pode facilitar o lançamento de novos modelos como o Bao 3.

Fang Cheng Bao Bao 3 da BYD inicia pré-venda em 31 de março na China
Crédito da imagem: BYD

Na China, o Bao 3 é equipado com dois motores elétricos, tração integral e uma bateria de íons de lítio de 78,7 kWh. O motor dianteiro desenvolve 148 cv, enquanto o traseiro entrega 268 cv. A autonomia é de 500 km (ciclo chinês), e a aceleração de 0 a 100 km/h é de 4,9 segundos.

Com dimensões similares ao BYD Song Plus (4,61 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 1,88 m de largura e 1,72 m de altura, podendo alcançar 1,92 m com o drone), o B3 apresenta rodas de 18 ou 19 polegadas e pneus de uso misto. O interior segue o padrão BYD, com central multimídia giratória, painel de instrumentos digital e botões físicos no console central.

Apesar do visual off-road, o SUV utiliza estrutura monobloco, gerenciamento ativo de suspensão e controle de torque. O sistema semiautônomo de condução God’s Eye também está presente.

O B3 já está disponível para reservas na China por 200 mil yuan (aproximadamente R$ 164 mil). No Brasil, a comercialização como Denza B3 ou a importação em unidades limitadas para exibição são possibilidades.

Fang Cheng Bao Bao 3 da BYD inicia pré-venda em 31 de março na China
Crédito da imagem: BYD

Enquanto isso, a Renault também prepara novidades para o mercado brasileiro. O Renault Grand Koleos foi flagrado em testes no Brasil com camuflagem na dianteira, o que sugere que o SUV híbrido pode ser o primeiro lançamento da parceria entre Renault e Geely no país. Produzido na Coreia do Sul, ele pode desembarcar ainda em 2025 ou 2026 para competir com Jeep Commander e Volkswagen Tiguan.

O Grand Koleos é produzido na Coreia do Sul, onde Renault e Geely já operam em parceria desde 2022, com a Geely detendo 34% das ações da Renault Korea Motors. No Brasil, as empresas assinaram um acordo em fevereiro de 2025 para produção e comercialização de carros híbridos e elétricos no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

A Geely se tornou acionista minoritária da Renault do Brasil, com um aporte financeiro não revelado, ganhando acesso à infraestrutura de produção e à rede de vendas e serviços da Renault. O Grand Koleos, que utiliza a plataforma CMA (a mesma do Volvo XC40, já que a Geely é dona da Volvo), será importado inicialmente, mas há planos de produzir modelos da Geely no Paraná a partir de 2026, como o SUV elétrico EX5.

Com 4,78 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,82 m, o Grand Koleos tem porte semelhante ao Jeep Commander, mas oferece só cinco lugares, e desta forma oferece um bom porta-malas de 633 litros, expansível a 2.034 litros com os bancos rebatidos. Modelos como o Volkswagen T-Cross 2026 também estão no mercado e a concorrência se acirra.

O modelo flagrado é híbrido plug-in, com motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv e dois motores elétricos (um gerador de 82 cv e outro de tração com 136 cv), totalizando 245 cv e 32,6 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas, e a tração é dianteira, com consumo de até 23 km/l.

Fang Cheng Bao Bao 3 da BYD inicia pré-venda em 31 de março na China
Crédito da imagem: BYD

A bateria tem um pouco mais de 1 kWh, ou seja, não deve rodar muito no modo puramente elétrico. Há também uma versão 2.0 turbo a gasolina de 211 cv, com câmbio de sete marchas, mas ela não deve vir ao Brasil.

Por dentro, o SUV traz três telas de 12,3 polegadas (painel, multimídia e uma para o passageiro, que pode ser desativada no Brasil por questões legais), acabamento em Alcântara na versão Esprit Alpine, ar-condicionado tri-zone e sistema de som Bose.

A parceria entre Renault e Geely no Brasil visa enfrentar a concorrência de marcas chinesas como BYD e GWM, que já têm fábricas locais. O Grand Koleos é uma versão do Geely Monjaro com ajustes visuais, como grade com losangos flutuantes e placa no para-choque, mas permanece com faróis e lanternas similares ao modelo chinês.

Por aqui, podemos esperar o SUV acima dos R$ 250 mil, seguindo o plano “Renaulution” da Renault, iniciado em 2021, que busca reposicionar a marca no segmento premium com modelos mais sofisticados.

rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.

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