A gigante chinesa BYD projeta um crescimento de três dígitos e quase dobrar sua linha de modelos na Austrália, buscando se tornar a maior marca de veículos elétricos do mundo.
Até o final de 2025, a BYD espera que sua posição na Austrália reflita seu volume e importância no mercado chinês, com expectativas de mais de 40.000 vendas anuais e uma gama de modelos que inclui o SUV elétrico compacto Atto 2, um SUV de sete lugares e o SUV grande *premium* U8, comercializado como Denza (em vez de ‘Yangwang’ como na China).

Em entrevista, David Smitherman, CEO da importadora australiana da BYD, EV Direct, afirmou que a prioridade número um da BYD na Austrália é introduzir um SUV de sete lugares.
“Precisamos trazer para a Austrália tudo o que está disponível na China – precisamos preencher o portfólio de produtos da BYD porque não temos produtos suficientes”, disse Smitherman. “Precisamos garantir que tenhamos um portfólio completo de produtos.”
“A prioridade para mim seria um SUV de três fileiras e sete lugares – esse tipo de coisa é o que adoraríamos ter. Nada está claro neste momento, mas esse seria meu próximo alvo, eu diria. Sabemos que os australianos adoram sete lugares e não temos um veículo de sete lugares, então precisamos ter isso no mercado”, completou.
O SUV de sete lugares ao qual Smitherman se refere é provavelmente o BYD Tang – um SUV grande híbrido *plug-in* e totalmente elétrico lançado em 2018 na China, mas que foi remodelado pelo menos duas vezes desde então, a última vez em 2024.

Com estilo sob a direção do designer alemão Wolfgang Egger – ex-chefe de design da Audi, Lamborghini e Alfa Romeo, e agora diretor de design da BYD – o Tang tem resistido bem ao tempo, com a versão elétrica diferenciada por uma nova frente sem grade introduzida no ano passado.
Em termos de tamanho, o BYD Tang é ligeiramente mais longo e cerca de 50 mm mais largo que um Kia Sorento ou Hyundai Santa Fe, mas possui uma distância entre eixos quase idêntica (2820 mm). E seus *powertrains* estão atualizados – o EV de motor duplo apresenta uma bateria de 109kWh, tração integral, 0-100km/h em 4,9 segundos e uma autonomia WLTP de 530km.
Não se sabe se ele manterá o nome Tang na Austrália, embora o veículo seja comercializado como Tan no Brasil, o que pode ser mais apropriado. A BYD prepara lançamento de picape menor para rivalizar com Fiat Toro e Ford Maverick, expandindo ainda mais sua linha no mercado.
O SUV elétrico compacto Atto 2 – recém-lançado no mercado do Reino Unido – parece uma certeza para a linha australiana da BYD em 2025, usando o mesmo nome Atto 2 que na Europa, em vez de sugestões como Atto 3 Up, Yuan Up ou Yuan Pro. Inclusive, BYD Yuan Plus é liberado com super oferta de até R$ 41.910 de desconto em março.
O Atto 2 de entrada no Reino Unido apresenta uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 45kWh, um motor elétrico de 130kW/280Nm que aciona as rodas dianteiras, um tempo de 0-100km/h de 7,9 segundos e uma autonomia WLTP de 312km, com uma versão de longo alcance iminente estendendo essa autonomia elétrica para 420km.
Quanto a um 4×4 adequado, Smitherman reiterou seu desejo de que a BYD tenha um veículo em todos os segmentos. “Preciso garantir que tenhamos o produto completo no mercado, e isso significaria que temos que ter alguns 4×4 genuínos”, disse ele.
“Olhe para nossos concorrentes e, se você vir que nosso concorrente tem esse tipo de produto, a BYD precisa ter o mesmo. E se olharmos para onde queremos estar, temos que ter SUVs grandes.”
Embora a picape híbrida *plug-in* BYD Shark 6 já tenha entrado em operação, há uma chance de que o Fangchengbao Bao 5 (SUV híbrido *plug-in* médio) e Bao 8 (SUV híbrido *plug-in* grande), estreitamente relacionados, cheguem para concorrer com os modelos Tank da GWM, entre outros.
Provavelmente comercializados como BYDs, mas potencialmente usando a marca Denza mais sofisticada (e vendidos como Denza B5 e B8), o Bao 5 e Bao 8 (‘Bao’ significa Leopardo em chinês) compartilham suas bases de carroceria sobre chassi com a picape Shark 6.
O Bao 5, mais compacto e possivelmente com melhor aparência, compartilha o *powertrain* do Shark – um motor turbo a gasolina de 1,5 litro, uma bateria de 32kWh e um par de motores elétricos para potências combinadas de 505kW/760Nm e um tempo de 0-100km/h de 4,8 segundos. Ele possui três bloqueios de diferencial e oferece uma versão *flagship* com suspensão ajustável em altura.
O Bao 8 maior é ligeiramente mais largo e possui uma distância entre eixos 120 mm mais longa (2920 mm), mas é muito mais longo no geral – medindo 5195 mm (um trecho de 305 mm). Ele também pesa cerca de 400 kg a mais e recebe uma especificação muito maior, incluindo suspensão pneumática ajustável em altura, uma distância ao solo de até 310 mm e três bloqueios de diferencial automáticos.
Seu motor turbo a gasolina de 2,0 litros com motores elétricos duplos e bateria de 37kWh produz uma potência combinada de 550kW, impulsionando o robusto Bao 8 de 0-100km/h nos mesmos 4,8 segundos do Bao 5.
Confirmado para a Austrália está o SUV grande *premium* YangWang U8 da BYD – a ser comercializado na Austrália como Denza U8. Recentemente fotografado testando no interior da Austrália na forma de direção à direita, o U8 é um SUV/4WD grande e caro – destinado a ser a resposta da China ao Land Rover Defender e Mercedes-Benz Classe G.
Sua especificação é impressionante – um motor elétrico individual para cada roda, tração integral controlada eletronicamente, suspensão ativa, 60 polegadas de telas no painel, além de um *head-up display* de realidade aumentada de 70 polegadas, um motor turbo a gasolina de 2,0 litros atuando como extensor de alcance para a bateria de 49kWh e saídas combinadas de 880kW/1280Nm.
A BYD diz que o U8 de 5,3 m de comprimento pode atingir 100km/h em apenas 3,6 segundos, apesar de ter que deslocar quase 3500kg, e é capaz de até 124km de autonomia WLTP somente elétrica.
Quanto ao que mais está potencialmente chegando para a BYD, há também o Seal 06 GT (uma versão hatchback menor do sedã Seal), embora Smitherman não tenha detalhado exatamente o que veremos em 2025, ou além.
“A verdade honesta é que não posso dizer o que está por vir, mas há muita coisa por vir”, disse ele.
Ele estava feliz em discutir as ambições de vendas da BYD para a Austrália, no entanto.
“No ano passado, vendemos cerca de 20.000 veículos – queremos dobrar isso este ano. Então, acho que teremos um ano muito forte e, se eu olhar para nossos pedidos atuais, estamos bem posicionados para esse número.”
“Estou muito confiante de que podemos fazer isso”, disse ele – sem dúvida impulsionado pelo SUV elétrico de porte médio Sealion 7 recém-lançado, que a BYD espera que se torne seu veículo mais vendido na Austrália.
Curiosamente, essa meta de vendas anuais de 40.000 não inclui realmente o ataque iminente de novos modelos da BYD. Portanto, para qualquer um que duvide da marca ‘Build Your Dreams’ e de sua viabilidade de longo prazo na Austrália, tudo o que podemos dizer é ‘fique de olho’. Porque as coisas estão mudando rapidamente.