A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, acaba de apresentar sua inovadora plataforma para veículos elétricos, a ‘Super e-Platform’. O lançamento coincide com o início da pré-venda de seus mais novos modelos, o sedã Han L EV e o SUV Tang L EV, ambos totalmente elétricos.
O grande destaque da ‘Super e-Platform’ é o seu sistema de carregamento ultrarrápido, que utiliza baterias tipo blade redesenhadas para suportar multiplicadores de carregamento de até 10C e potência de até 1.000 kW. Segundo a BYD, esta é a maior taxa de carregamento disponível em baterias produzidas em massa no mundo. Inclusive, a BYD lança estação de carregamento ultrarrápida de 1 MW para carros elétricos.

De acordo com a empresa, as baterias foram otimizadas para permitir uma transferência mais rápida de íons no eletrólito e menor resistência através do diafragma, resultando em um carregamento mais veloz. Com a tecnologia, é possível adicionar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos.
A BYD também revelou um novo supercharger que suporta até 1.000 kW de potência, o dobro do pico de potência do supercharger V4 da Tesla. A empresa planeja construir mais de 4.000 estações de super carregamento, equipadas com sistemas de armazenamento de energia para garantir a capacidade de carregamento mesmo em áreas com infraestrutura elétrica limitada.
Outro destaque da ‘Super e-Platform’ é o motor de alta rotação, capaz de atingir até 30.511 rotações por minuto (RPM). Segundo a BYD, este é o motor produzido em massa com a maior rotação do mundo, superando inclusive motores a combustão V12. O motor entrega até 580 kW de potência, com uma densidade de 16,4 kW/kg.
Para suportar este motor de alta potência, a BYD desenvolveu uma nova geração de chips de potência de carboneto de silício com tensões de até 1.500 volts.

Han L EV: Desempenho e autonomia
O BYD Han L EV, um elegante sedã, estará disponível em versões com um ou dois motores elétricos. A versão de entrada, com um único motor, entrega 500 kW (670 hp). Já a versão com dois motores (tração integral) alcança impressionantes 810 kW (1.086 hp), permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e velocidade máxima de 305 km/h. A bateria de 83,2 kWh garante uma autonomia entre 601 e 701 km (ciclo CLTC).
O interior do Han L EV adota um esquema de cores duplas contrastantes. O caractere 汉 no volante em forma de D significa a identidade do veículo. Seu console central tem uma grande tela flutuante com um diâmetro de 15,6 polegadas.
Tang L EV: SUV espaçoso e potente
O BYD Tang L EV é um SUV grande com configuração de 7 lugares (2+3+2). Compartilhando o mesmo trem de força do Han L EV, o Tang L EV também estará disponível em versões com 670 hp ou 1.086 hp. Equipado com uma bateria de 100,5 kWh, o SUV oferece autonomias de 560 km, 600 km e 670 km (ciclo CLTC). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 287,4 km/h.

O interior do BYD Tang L adota um esquema de cores duplas, coberto por uma grande área de material laranja e decorado com cinza fosco. Espera-se que a tela de controle central tenha 15,6 polegadas de tamanho e suporte uma tela AR-HUD. Há um painel de instrumentos atrás do volante em forma de D, combinado com saídas de ar condicionado ocultas.
Ambos os modelos, Han L EV e Tang L EV, estão equipados com o sistema de direção inteligente ‘God’s Eye B’, que inclui um LiDAR montado no teto.
A pré-venda do Han L EV tem preços que variam entre 270.000 e 350.000 yuan (aproximadamente R$ 190.000 a R$ 245.000 em conversão direta). Já o Tang L EV tem preços entre 280.000 e 360.000 yuan (cerca de R$ 196.000 a R$ 252.000). O lançamento oficial dos modelos está previsto para o início de abril. Vale lembrar que a BYD apresenta Sealion 05 EV, novo SUV elétrico compacto da série Oceal.