A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, está de olho no potencial lítio de Minas Gerais para impulsionar a produção de baterias de seus veículos elétricos no Brasil. Segundo informações da Reuters, a empresa adquiriu direitos minerários em dois lotes localizados em Coronel Murta, região conhecida como Vale do Lítio.
A área total dos lotes adquiridos pela BYD Exploração Mineral do Brasil, subsidiária da montadora criada em 2023, é de 852 hectares. A localização estratégica, a apenas 825 km de Camaçari (BA), onde a BYD está construindo sua nova fábrica, pode facilitar a logística e reduzir custos de produção.

A previsão é que a unidade de Camaçari inicie a produção ainda neste semestre, focando nos modelos elétricos e híbridos mais vendidos no mercado brasileiro. A BYD Sealion 7 EV chega ao mercado sul-africano ainda este ano.
De acordo com a ata de uma reunião entre os sócios, a BYD Exploração Mineral do Brasil está atualmente “em fase de pesquisas”. A exploração do lítio em Minas Gerais, caso aprovada, demandará anos, segundo especialistas. As baterias de estado sólido da BYD estreiam em veículos elétricos de luxo a partir de 2027.
A BYD busca expandir sua presença na América Latina, e no ano passado, negociou um acordo com a Sigma Lithium, principal produtora de lítio do Brasil, conforme noticiado pelo “Financial Times”. A empresa também explorou oportunidades de extração de lítio no Deserto do Atacama, no Chile, em 2024.
A BYD alcançou um marco importante em 2024, entrando para o seleto grupo das 10 marcas que mais venderam carros no Brasil. A montadora chinesa emplacou 76.811 veículos novos, registrando um aumento de 328,2% em relação ao ano anterior.
Com a instalação da fábrica em Camaçari, a expectativa é que os números de vendas continuem a crescer nos próximos anos.