A montadora chinesa BYD está expandindo agressivamente sua frota de transporte marítimo com o lançamento do Changsha, seu mais novo navio RoRo (Roll-on/Roll-off). A embarcação, com previsão para deixar o estaleiro no final de abril, é a quinta da empresa e a segunda com capacidade para transportar até 9.200 veículos simultaneamente, seguindo os passos do BYD Shenzhen.
Com 219 metros de comprimento, o Changsha se destaca pelo seu sistema de propulsão dual-fuel, que utiliza tanto Gás Natural Liquefeito (GNL) quanto combustível convencional, alinhando-se com as tendências de sustentabilidade na indústria naval.

Expansão estratégica da frota da BYD
Desde 2024, a BYD tem demonstrado um forte compromisso com a expansão de sua frota de transporte. O primeiro navio próprio, o BYD Explorer 1, foi entregue em janeiro de 2024, marcando um novo capítulo na logística da empresa. A BYD planeja adicionar mais quatro navios à sua frota até 2026, elevando a capacidade total para 67.000 veículos.
A estratégia de possuir sua própria frota de navios visa reduzir significativamente os custos de transporte, que têm aumentado devido à escassez global de embarcações. Em 2024, as taxas de aluguel de navios chegaram a 150.000 dólares por dia, elevando o custo de transporte por veículo para aproximadamente 9.800 yuan (cerca de 1.400 dólares).
Em comparação, o lucro doméstico da BYD por veículo em 2023 foi de cerca de 9.000 yuan (1.200 dólares), enquanto o lucro no exterior é superior a 5.000 dólares. Como noticiado, a Chery protocola pedido de IPO em Hong Kong após tentativas frustradas, o que demonstra o aquecimento do mercado chinês.
Com a frota própria, a BYD estima reduzir os custos de transporte por veículo para 5.600–7.000 yuan (800–1.000 dólares), representando uma economia de 30%–40% em relação ao aluguel de navios. Com um volume de exportação estimado de 500.000 veículos em 2024, a empresa espera economizar cerca de 10 bilhões de yuan (1.4 bilhão de dólares) anualmente.

Em 2024, as exportações totais de veículos da China alcançaram 5,859 milhões de unidades, um aumento de 19,3% em relação a 2023. Entre os dez principais fabricantes de automóveis em exportação de veículos, a BYD se destacou com o maior crescimento, atingindo 433.000 unidades exportadas, um aumento de 71,8% em relação a 2023. A Chery liderou as exportações com mais de 1,14 milhão de carros, seguida pela SAIC com 0,92 milhão de unidades.