A BYD confirmou que vai lançar oficialmente os novos modelos Han L (sedã) e Tang L (SUV) no dia 9 de abril. A apresentação promete agitar o mercado de carros elétricos, especialmente por causa da nova tecnologia de recarga super-rápida.
Depois de um período de pré-venda que começou em março, a expectativa em torno do evento é grande. A própria marca divulgou no Weibo (rede social chinesa) que o lançamento começa às 19h no horário de Pequim.

A fabricante chinesa destacou que esses dois modelos são bastante representativos para a marca. O Han L, por exemplo, foi desenvolvido pensando especialmente no público jovem. Ambos são os primeiros a usar a nova plataforma da BYD, chamada Super e-Platform, que traz uma bateria com recarga muito rápida – capaz de carregar em tempo semelhante ao abastecimento de um carro a gasolina.
Essa bateria suporta até 1.000 volts e 1.000 amperes, chegando a uma potência de carregamento de até 1.000 kW, algo inédito no mundo, segundo a BYD. A marca ainda revelou que criou um supercarregador que acompanha essa potência e pode adicionar 2 km de autonomia por segundo ou até 400 km em apenas cinco minutos de carga.
No dia 26 de março, um executivo da empresa disse que já estão sendo implantadas 4.000 estações de recarga rápida de 1 megawatt, sendo que cerca de 500 delas já estarão prontas para funcionar junto com o lançamento dos novos modelos.
Outro destaque da Super e-Platform é o motor de alta rotação, que chega a 30.511 rpm – o mais rápido do mundo entre os motores produzidos em série, segundo a própria empresa. Esse motor tem potência máxima de 580 kW, superando até motores a combustão V12.
Em termos de desempenho, os dois modelos impressionam. O Han L EV vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Já o Tang L EV faz o mesmo em 3,6 segundos.
O Han L EV mede 5,05 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,50 m de altura e tem entre-eixos de 2,97 m. O Tang L EV é um pouco mais alto e largo, com 5,04 m de comprimento, 1,99 m de largura, 1,76 m de altura e entre-eixos de 2,95 m.
Ambos os modelos são equipados com o sistema de condução inteligente God’s Eye B da BYD, que inclui um LiDAR montado no teto. Vale lembrar que a BYD Yangwang U8 também conta com tecnologias inovadoras.
Além das versões totalmente elétricas, a BYD também iniciou a pré-venda das versões híbridas Han L DM e Tang L DM em 17 de março, mas os preços ainda não foram divulgados. As versões DM serão equipadas com as variantes mais potentes da tecnologia híbrida DM da BYD, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (Han L DM) e 4,3 segundos (Tang L DM).
Em março, a BYD vendeu 377.420 NEVs, um aumento de 24,78% em relação ao ano anterior e de 16,90% em relação a fevereiro, de acordo com os números divulgados em 1º de abril. Um exemplo da força da marca é que o BYD King inicia abril ameaçando a liderança de vendas do Toyota Corolla.
A família Han vendeu 15.385 unidades em março, uma queda de 23,12% em relação ao ano anterior e de 12,73% em relação a fevereiro.A família Tang vendeu 10.411 unidades em março, uma queda de 26,05% em relação ao ano anterior, mas um aumento de 3,33% em relação a fevereiro.
Em 2024, a família Han vendeu 258.452 unidades e contribuiu com 6,05% das vendas de NEV da BYD, de acordo com dados compilados pelo site CnEVPost.
A família Tang vendeu 153.365 unidades em 2024, contribuindo com 3,59% das vendas de NEV da BYD. A BYD supera a Tesla em vendas de veículos elétricos, mostrando sua crescente relevância no mercado.