A BYD está prestes a inaugurar uma nova era no carregamento de veículos elétricos com o lançamento de suas primeiras estações de carregamento ultrarrápidas de 1.000 kW, ou 1 MW, no início de abril. O anúncio, que segue a apresentação da tecnologia na semana passada, marca um avanço significativo na infraestrutura para veículos elétricos.
Li Yunfei, gerente geral de marca e relações públicas da BYD, revelou que a instalação de 4.000 estações de carregamento ultrarrápidas de 1 MW já está em andamento. A primeira leva, composta por cerca de 500 estações, estará operacional em conjunto com o lançamento dos modelos Han L sedan e Tang L SUV (veículo utilitário esportivo).

Este sistema de carregamento ultrarrápido promete adicionar 400 quilômetros de autonomia a um veículo em apenas cinco minutos. A BYD almeja vender 5,5 milhões de veículos em 2025, um número que demonstra a ambição da empresa no mercado de veículos elétricos.
Em 17 de março, a BYD apresentou o supercharger de 1.000 kW, destacando sua capacidade de adicionar 2 quilômetros de autonomia a um VE por segundo, ou os já mencionados 400 quilômetros em 5 minutos. A potência do carregador é o dobro da potência de pico de 500 kW do mais recente supercharger V4 da Tesla (NASDAQ: TSLA).
Para garantir a viabilidade das estações de carregamento ultrarrápidas, a BYD integrará instalações de armazenamento de energia, permitindo que a potência de 1.000 kW seja alcançada mesmo em áreas com capacidade de energia limitada.
Durante o evento de lançamento, a BYD iniciou a pré-venda do Han L e do Tang L, com o lançamento oficial dos dois modelos previsto para o início de abril. Vale lembrar que a BYD lançará seu novo navio RoRo Changsha com capacidade para até 9.200 veículos, o que demonstra a crescente expansão da empresa no mercado global.
Li Yunfei também comentou sobre a Super e-Platform da BYD: “Há algum tempo, lançamos a BYD Super e-Platform, que contém quase 11 inovações mundiais, como carregamento ultrarrápido de 1 MW, um motor com até 30.000 rpm e um módulo de carboneto de silício de alta tensão”. Ele reconheceu o ceticismo em torno da tecnologia, dada a sua natureza avançada, e convidou os interessados a experimentarem a primeira estação de carregamento ultrarrápido de 1.000 kW assim que estiver online.

Li também sugeriu que a nova tecnologia da BYD não terá um impacto negativo em outros métodos de carregamento. Ele observou que diferentes empresas têm estratégias distintas – carregamento super rápido, carregamento ultrarrápido de 1 MW ou troca de bateria – mas o objetivo geral é o mesmo: promover veículos de nova energia (NEVs).
“Em algumas tecnologias, a BYD está atualmente liderando, mas é possível que, com o tempo, seja superada por outras empresas com tecnologias ainda melhores, o que é uma coisa boa!”, afirmou Li. Ele acrescentou que o mercado é amplo o suficiente para acomodar empresas com boa tecnologia e produtos, impulsionando o avanço da eletrificação e da inteligência veicular.
Para suportar a potência de carregamento de 1 MW, os veículos precisarão utilizar a mais recente bateria blade da BYD, que a empresa chama de bateria de carregamento ultrarrápido. Esta bateria possui uma taxa de carregamento de 10 C, a mais alta para baterias de energia produzidas em massa no mundo atualmente. Teoricamente, uma taxa de 10 C significa que a bateria pode ser totalmente carregada em um décimo de hora – 6 minutos.
A BYD redesenhou a bateria blade para permitir um transporte iônico mais rápido no eletrólito e menor resistência através do separador, resultando em um carregamento mais rápido. A bateria suporta tensões de carregamento de até 1.000 V e correntes de carregamento de até 1.000 A, permitindo uma potência de carregamento de 1.000 kW, ambos os valores mais altos do mundo, de acordo com a empresa.