A BYD segue acelerando sua expansão global com o crescimento na venda de veículos elétricos e avanços no transporte marítimo próprio. Só nos cinco primeiros meses de 2025, a empresa vendeu 1,76 milhão de veículos de nova energia (NEVs), um salto de quase 39% em relação ao ano anterior. As exportações somaram 374 mil unidades — alta de 112% — e já representam mais de 21% das vendas totais.
Esse crescimento acompanha a meta ambiciosa da marca chinesa de vender 5,5 milhões de veículos em 2025, sendo pelo menos 800 mil em mercados internacionais, segundo o presidente da empresa, Wang Chuanfu. Para sustentar essa expansão, a BYD vem investindo pesado em logística e infraestrutura própria.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Dois novos cargueiros da montadora, o BYD Xi’an e o BYD Changsha, iniciaram testes marítimos recentemente e devem entrar em operação em breve. Com capacidade para 9.200 veículos cada, eles se somam à frota que já inclui outros quatro navios, como o BYD Explorer No. 1 e o BYD Shenzhen — este último fez sua primeira viagem ao Brasil em maio.
Os nomes dos cargueiros homenageiam cidades onde a BYD possui fábricas, reforçando a presença global da marca. A empresa já anunciou um sétimo navio, ainda sem nome divulgado, ampliando sua capacidade logística para atender mais mercados no exterior.
Além dos veículos, a BYD também se destaca na produção de baterias para carros elétricos. De janeiro a abril de 2025, a empresa instalou 53,4 GWh em baterias, segundo a SNE Research. Isso representa um crescimento de quase 61% em relação ao ano anterior.
Com esse volume, a BYD manteve o segundo lugar no ranking global de fornecimento de baterias, com 17,3% do mercado. A liderança segue com a também chinesa CATL, que atingiu 117,6 GWh e 38,1% de participação. Outras empresas também estão inovando nesse setor, como a Fabricante chinesa de baterias de sódio Zoolnasm que garante novo financiamento.
Juntas, CATL e BYD foram responsáveis por mais da metade (55,4%) de todas as baterias instaladas em veículos elétricos no mundo no período analisado. Atrás delas, aparecem nomes como LG Energy Solution, SK On, CALB e Gotion High-tech. Nesse contexto, vale a pena conferir como a Bandeira vermelha afeta quem tem carro elétrico: saiba quanto vai custar recarregar.
O ritmo acelerado de crescimento da BYD, tanto em frota quanto em produção de baterias, mostra que a empresa está determinada a dominar cada etapa da cadeia dos carros elétricos, da fábrica ao porto. Além disso, a BYD acelera expansão na África do Sul com novos modelos e rede de concessionárias ampliada.