A montadora chinesa BYD anunciou uma colaboração com a Grab, um superaplicativo do Sudeste Asiático, para fornecer 50 mil veículos de novas energias (NEVs) aos motoristas parceiros da plataforma. A iniciativa marca uma expansão significativa da BYD no mercado do Sudeste Asiático.
A Grab, com sede em Singapura, começou como um aplicativo de táxi em 2012 e, posteriormente, expandiu suas operações para incluir serviços de transporte privado, entrega de alimentos, compras de supermercado e pagamentos digitais.
O acordo de cooperação abrange Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã, e inclui diversos modelos da BYD, como o Denza D9, Atto 3 (conhecido como Yuan Plus no mercado chinês), Seal e M6.
Condições da Parceria:
- A BYD oferecerá preços preferenciais competitivos para os parceiros de frota e motoristas da Grab.
- Os serviços incluirão garantia estendida para as baterias dos veículos elétricos.
- Motoristas de carros particulares poderão alugar elétricos com desconto de parceiros da Grab, ou optar por financiamento através do programa de propriedade de carros da Grab.
- Em países como Singapura e Tailândia, usuários da Grab poderão selecionar a opção “Viagem Ecológica”, priorizando a alocação de veículos de novas energias sem custo adicional.
Adicionalmente, a Grab e a BYD trabalharão em conjunto para integrar a Internet das Coisas entre os veículos e a plataforma da Grab, otimizando navegação, planejamento de rotas e algoritmos de dados.
BYD no sudeste asiático
A Indonésia é o maior mercado automotivo do Sudeste Asiático. Em 2019, a Blue Bird, maior operadora de táxis do país, firmou acordo com a BYD para adquirir 200 veículos T3, marcando o maior projeto de táxis elétricos da Indonésia na época. No início de 2024, a BYD entrou oficialmente no mercado de passageiros de NEVs indonésio com os modelos Dolphin, Seal e Atto 3.
Na Tailândia, a BYD se destacou em 2024, liderando as vendas entre as dez marcas mais vendidas, com uma participação de mercado superior a um terço. A BYD também possui uma fábrica na Tailândia e está construindo uma segunda unidade de montagem no Camboja.