A Fang Cheng Bao, sub-marca da BYD, começa a movimentar o mercado com o novo SUV elétrico Tai 3, modelo mais acessível da marca e o primeiro da nova linha “Tai”. O carro já está disponível para test drive em 278 lojas espalhadas por 148 cidades chinesas e chegará às ruas ainda este mês, segundo a fabricante. O lançamento oficial está marcado para o dia 16 de abril.
O Bao 3 chama atenção pelo visual marcante e formato mais quadradão, com uma grade frontal escurecida e para-choques grandes que reforçam o estilo robusto. Na parte de trás, ele traz um compartimento de carga externo, que dá um ar mais prático e aventureiro ao modelo. Com 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,72 m de altura, além de 2,75 m de entre-eixos, ele se encaixa bem entre os SUVs médios.

O Fang Cheng Bao vai chegar com um pacote tecnológico de respeito. Um dos destaques é o sistema de direção autônoma God’s Eye, junto com o DiPilot 100. Como opcional, o SUV ainda pode vir com um drone integrado — criado em parceria com a DJI e baseado no modelo Air 3S — que permite capturas aéreas automáticas.
Por dentro, o modelo traz um painel digital com tela flutuante e uma central multimídia sensível ao toque. Já os botões físicos seguem um estilo de teclas de piano, o que facilita o uso no dia a dia.
A pré-venda começou em 31 de março, com cinco versões disponíveis: duas com tração traseira, custando a partir de 139.800 yuans (cerca de US$ 19 mil), e três com tração nas quatro rodas, com preços que vão até 203.800 yuans. O modelo traz um visual moderno, interior espaçoso para cinco ocupantes e medidas que o posicionam como um SUV médio.
Na versão com dois motores elétricos, o Tai 3 entrega até 310 kW de potência combinada (110 kW na frente e 200 kW atrás), acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Todas as variantes contam com autonomia de até 501 km, com baterias de 72,96 kWh ou 78,72 kWh, dependendo da versão.
Entre os destaques tecnológicos estão o carregamento ultrarrápido de até 237 kW — capaz de ir de 30% a 80% em apenas 18 minutos —, o sistema de direção semiautônoma DiPilot 100 e o “God’s Eye C”, solução inteligente da BYD. Em março, a marca entregou mais de 8 mil veículos, registrando um crescimento expressivo em relação aos meses anteriores.