A BYD, gigante chinesa de veículos de nova energia (NEV), prepara-se para adicionar mais um navio à sua crescente frota de transporte marítimo. O anúncio foi feito pela conta semi-oficial no Weibo, @小迪快报.
A embarcação, batizada BYD Changsha em homenagem à base de produção da BYD na província de Hunan, será o segundo navio da frota com capacidade para 9.200 veículos. A frota da BYD já inclui o BYD Explorer No.1, BYD Hefei, BYD Changzhou e BYD Shenzhen.
Com a adição do BYD Changsha, a BYD reforça sua capacidade logística para atender à crescente demanda global por seus veículos elétricos. Em 2024, a BYD comercializou 4.272.145 NEVs, dos quais 417.204 foram destinados a mercados estrangeiros.
Nos primeiros dois meses de 2025, as vendas internacionais atingiram 133.361 unidades, um aumento de 124,27% em relação ao ano anterior, representando 21,39% das vendas totais da empresa.
Os navios da BYD em operação:
- BYD Explorer No.1: Primeiro navio da frota, com capacidade para 7.000 veículos, entrou em serviço em janeiro de 2024.
- BYD Hefei: Primeiro navio próprio da BYD, com capacidade para 7.000 veículos, iniciou sua viagem inaugural em 7 de janeiro deste ano, transportando cerca de 5.000 NEVs para a Europa.
- BYD Changzhou: Lançado em outubro de 2024, com capacidade para 7.000 veículos, iniciou operações em dezembro de 2024, transportando 5.000 NEVs para a Europa.
- BYD Shenzhen: Com capacidade para 9.200 veículos, é o maior navio ro-ro automotivo do mundo.
Enquanto a BYD expande sua frota, outras montadoras também enfrentam desafios e novidades no mercado. Por exemplo, a Tesla suspendeu entregas da Cybertruck devido a problemas na carroceria, e a Xiaomi YU7 surge com promessa de autonomia de até 770 km na China. Além disso, a JAC Hunter ganha versão elétrica 4×4 T9 EV em Singapura, mostrando a diversificação do mercado de elétricos.