A BYD, gigante chinesa do setor de veículos elétricos, apresentou no dia 17 de março sua nova estação de carregamento de 1 megawatt (MW), projetada para atender à crescente demanda por recarga ultrarrápida de carros elétricos equipados com sistemas de alta voltagem de 1000V. A inovação promete adicionar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos.
O anúncio foi feito pelo chairman da BYD, Wang Chuanfu, que também revelou os planos da empresa de instalar mais de quatro mil estações de carregamento de megawatt em toda a China. A iniciativa visa mitigar as críticas frequentes à BYD em relação à velocidade de carregamento de seus veículos, especialmente aqueles equipados com baterias Blade LFP, conhecidas por sua segurança, mas também por um tempo de recarga mais longo em comparação com as baterias NMC de outros fabricantes.

Com o lançamento da estação de 1000 kW, apelidada de “Megawatt Flash Charger”, a BYD busca impulsionar a adoção de seus veículos elétricos de nova geração, baseados em sistemas de alta voltagem de 1000V.
A estação de carregamento da BYD se destaca como a primeira do mundo a operar com 1000V e 1000A, atingindo uma potência máxima de 1000 kW (1 MW). Essa capacidade permite uma taxa de carregamento de 10C, adicionando 400 km de autonomia em apenas 5 minutos, o equivalente a 2 km por segundo. Durante testes, a estação atingiu a potência de 1 MW em apenas 10 segundos, recarregando os modelos Han L EV e Tang L EV de 7% a 50% em 4,5 minutos.
Comparativo com a concorrência
O BYD Megawatt Flash Charger se posiciona como o carregador mais potente para carros de passeio na indústria, superando seus principais concorrentes:
- Tesla V4: 500 kW
- Li Auto 5C: 520 kW
- NIO Power: 640 kW
- Xpeng S5: 800 kW
Os veículos utilizados nos testes estavam equipados com as mais recentes baterias da BYD, incorporando um módulo de potência de carboneto de silício de 1500V. Esse componente otimiza a descarga da bateria, permitindo que os modelos BYD Han L EV 4WD e Tang L EV 4WD alcancem uma potência de 580 kW no eixo traseiro, impulsionados por um motor elétrico capaz de atingir 30.511 rpm. A relação peso-potência desses veículos é de 16,4 kW/kg (22 hp/kg), mantendo uma potência de 524 kW mesmo a 30.000 rpm.
Com essa tecnologia, os veículos elétricos da BYD podem acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos e repetir essa aceleração mais de 70 vezes. A velocidade máxima ultrapassa os 300 km/h (o Han L EV atinge 305 km/h).
A BYD, que avalia construir terceira fábrica na Europa, com Alemanha como principal candidata, continua investindo pesado em tecnologia e infraestrutura para veículos elétricos. Recentemente a BYD apresenta Sealion 05 EV, novo SUV elétrico compacto da série Ocean. Além disso, expandiu sua frota marítima com o lançamento do BYD Changsha.