O BYD Dolphin alcançou um marco histórico ao ser classificado como o carro mais seguro da América Latina, recebendo cinco estrelas nos testes de colisão e segurança do Latin NCAP. Este é o primeiro veículo elétrico a bateria a obter a pontuação máxima na história do programa.
Lançado na China em 2021, o hatchback elétrico chegou à América Latina em 2023, rapidamente se tornando um dos modelos mais vendidos no Brasil. Anteriormente, o BYD Dolphin, destinado ao mercado europeu, já havia conquistado cinco estrelas nos testes do Euro NCAP e do Australian NCAP. Em dezembro, a versão chinesa do modelo também foi reconhecida como o carro chinês mais seguro avaliado pelo Latin NCAP.
O BYD Dolphin avaliado pelo Latin NCAP conta com 7 airbags e o pacote ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) como itens de série. A carroceria, construída com 78,2% de aço de alta resistência, contribuiu para o excelente desempenho nos testes do programa de avaliação de carros novos.
O modelo obteve a pontuação mais alta na categoria de segurança para ocupantes infantis, com 93,17%. Na proteção para adultos, o índice foi de 92,6%. Já na proteção de pedestres e usuários vulneráveis, os resultados foram de 77,03% e 85,17%, respectivamente.
Segundo o Latin NCAP, o pacote ADAS do veículo foi avaliado em diversos cenários, incluindo impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral contra poste, chicote cervical, proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC), frenagem autônoma de emergência (AEB) para usuários vulneráveis (VRU), AEB City, AEB Interurban, sistemas de assistência de faixa (LSS), sistemas de assistência de velocidade (SAS) e detecção de ponto cego. O desempenho em todos os testes resultou na classificação máxima de cinco estrelas para o hatchback compacto de cinco portas.
“O Dolphin Plus demonstrou, em geral, bom desempenho com estrutura estável e áreas de assoalho, e proteção adequada a boa para o tórax do adulto no impacto frontal. O modelo também mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal ao tórax no impacto com poste, boa proteção para ocupantes infantis e bons sistemas ADAS, com o volume total de unidades equipadas com eles como padrão”, afirmou o Latin NCAP em comunicado.
Com essa conquista, o BYD Dolphin se torna o primeiro veículo de um fabricante chinês e o primeiro veículo elétrico a alcançar cinco estrelas no Latin NCAP, consolidando-se como o carro chinês mais seguro na América Latina. A avaliação é válida para o mercado brasileiro.
Detalhes do BYD Dolphin para o Brasil
O BYD Dolphin comercializado no Brasil possui dimensões de 4125 mm de comprimento, 1770 mm de largura e 1570 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2700 mm. Para comparação, o Dolphin é 185 mm mais longo, 70 mm mais largo e 20 mm mais alto que o Hyundai HB20 (hatchback), bastante popular no país. Seu trem de força inclui um motor elétrico de 95 cv e 180 Nm de torque. A bateria, do tipo LFP, tem capacidade de 45 kWh, permitindo ao BYD Dolphin acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir uma autonomia de até 291 km com uma única carga.