A BYD, após o lançamento da Shark 6, confirmou que está desenvolvendo uma picape de grande porte para competir diretamente com modelos como Ford F-150, Chevrolet Silverado e Toyota Tundra. Diferente da Shark 6, que compete com as menores Ford Ranger e Toyota Hilux, a nova picape mira um segmento superior.
David Smitherman, CEO da distribuidora australiana da BYD, EVDirect, confirmou à Drive que o desenvolvimento está em andamento, embora sem data de lançamento definida. Ele mencionou que a picape pode chegar ao mercado em um prazo similar ao da versão 2.0 litros da Shark 6, esperada para 2027. Inclusive, a BYD oferta Shark com bolada de desconto para PcD.
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Espera-se que a nova picape adote um sistema de propulsão híbrido plug-in, similar ao da Shark 6. Este sistema combina um motor 1.5 turbo de quatro cilindros com dois motores elétricos, entregando 430 cv (321 kW) e permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A Toyota RAV4 encerrou o reinado da Ford F-150 nos EUA recentemente.
A picape de grande porte mais potente já vendida oficialmente na Austrália foi a Ram 1500 TRX, agora fora de linha. Equipada com um motor V8 superalimentado de 6,2 litros, entregava impressionantes 523 kW de potência.
Enquanto isso, as caminhonetes de marcas chinesas como GWM e LDV estão ficando cada vez maiores, chegando a cerca de 5,5 metros de comprimento. Ainda assim, continuam ligeiramente menores do que modelos médios como a Ford Ranger e a Toyota HiLux.
Já as picapes americanas de grande porte costumam medir cerca de seis metros de comprimento. Apesar de ocuparem menos espaço na estrada, oferecem maior capacidade de reboque. Os modelos da linha ‘1500’ podem rebocar até 4.500 kg com freio, enquanto uma Ford Ranger a diesel suporta 3.500 kg e a Shark 6, 2.500 kg.