A gigante chinesa de veículos elétricos, BYD, anunciou oficialmente sua entrada no mercado automotivo da Coreia do Sul em uma conferência de imprensa realizada em Incheon, no dia 16 de janeiro. A empresa planeja introduzir três modelos no mercado sul-coreano ainda este ano: o BYD Atto 3, o BYD Seal e o BYD Sealion 7.
O primeiro modelo a ser disponibilizado será o BYD Atto 3, com pré-venda iniciada imediatamente após o anúncio. As entregas aos consumidores estão previstas para começar em meados de fevereiro. Esta notícia surge logo após a aprovação do Atto 3 pelas autoridades reguladoras sul-coreanas, que concederam as certificações de emissões e ruído.
O Atto 3 será oferecido em duas versões: a padrão e a Atto 3 Plus. Ambas as versões são equipadas com baterias de fosfato de ferro-lítio com capacidade de 60,48 kWh. Em condições normais, a autonomia de condução com uma única carga é de 321 km. A bateria também pode ser carregada de 20% a 80% em apenas 30 minutos.
O preço inicial do Atto 3 é de 31.000.000 KRW (aproximadamente 21.300 USD). Para fins de comparação, na China, o BYD Atto 3 (conhecido como BYD Yuan Plus) é vendido por 119.800 yuan (cerca de 16.650 USD) na versão de entrada. A subsidiária sul-coreana da BYD planeja lançar o sedã elétrico compacto BYD Seal e o SUV elétrico Sealion 7 ainda este ano, com previsão de estreia no primeiro semestre de 2025.
A BYD já possui uma presença estabelecida na Coreia do Sul, com quase 10 anos de operação no país, oferecendo produtos como empilhadeiras elétricas, ônibus elétricos e caminhões elétricos. Para a expansão de sua linha de carros de passeio, a BYD está colaborando com seis concessionárias autorizadas na Coreia do Sul e planeja abrir 15 showrooms e 11 centros de serviço nas principais cidades e regiões, incluindo Seul e a Ilha de Jeju.
Cho In-cheol, chefe da divisão de carros de passeio da BYD na Coreia do Sul, afirmou que a empresa trabalhará em estreita colaboração com concessionários e parceiros para aprimorar continuamente a experiência da marca. Ele também revelou que a empresa apresentará seus novos veículos no Seoul Mobility Show em abril deste ano.