A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, prepara-se para lançar em meados de março sua plataforma de 1000V, prometendo revolucionar o mercado de veículos elétricos com recargas ultrarrápidas superiores a 5C. A empresa planeja implementar essa tecnologia nos modelos de 2025 e investir na construção de uma ampla rede de estações de recarga ultrarrápida.
De acordo com reportagens, a implementação da tecnologia de 1000V será feita gradualmente, começando pelos modelos de alto padrão da BYD. A expectativa é que essa inovação permita recarregar até 300 km de autonomia em apenas 5 minutos. Em comparação com as plataformas de 800V, cada aumento de 100V na voltagem eleva a potência de recarga em 25 kW, mantendo a mesma corrente.

As plataformas de alta voltagem otimizam o funcionamento da bateria, reduzindo a geração de calor e aumentando sua vida útil, além de possibilitar recargas mais rápidas. Essa tecnologia também beneficia os motores elétricos, permitindo que alcancem velocidades mais elevadas sem aumentar seu tamanho.
A BYD também está desenvolvendo uma arquitetura elétrica denominada BOX, visando aprimorar a eficiência energética e a integração de sistemas de seus veículos. A BYD triplicou exportações em fevereiro e planeja expansão global com frota de navios, demonstrando seu compromisso com a inovação e o crescimento.
Espera-se que a plataforma de recarga de 1000V seja implementada inicialmente nos modelos de luxo da BYD, como os da série Dynasty. Os modelos Han L e Tang L, apresentados em janeiro, podem ser os primeiros a contar com essa tecnologia.
Anteriormente, foi noticiado que o Han L adotaria o sistema de alta voltagem de 945V e suportaria recarga DC de dois conectores. Espera-se que o Tang L, por ter o mesmo powertrain, também apresente as mesmas características.
Flagraram estações de super recarga da BYD na China, apresentando uma voltagem superior a 1000V e uma taxa de recarga de 6C.
A BYD não se limita à tecnologia de 1000V. Em novembro, informações vazadas revelaram que a empresa está trabalhando na bateria de recarga mais rápida do mundo para máquinas de construção elétrica, com uma plataforma de alta voltagem de 1500V, corrente máxima de 400A, potência de recarga de até 600 kW, mais de 7000 ciclos de vida útil e capacidade máxima de 2.500 kWh. A bateria utilizará a química de fosfato de ferro-lítio (LFP).
Nos meses de janeiro e fevereiro, a BYD vendeu 614.679 veículos em todo o mundo, um aumento de 90% em relação às 322.767 unidades vendidas no ano anterior. Mesmo com promoção de R$ 40 mil de desconto, as vendas do BYD Shark caíram 28% em fevereiro, mostrando a dinâmica do mercado.
A GAC Aion lançou o modelo UT com preços que surpreenderam o mercado, partindo de ¥69.800 (cerca de $9.600). O Aion UT utiliza um motor elétrico de 134 cv e baterias de 34 kWh e 44 kWh. A versão topo de linha oferece até 420 km de autonomia com uma única carga, tela de infoentretenimento de 14,6 polegadas e sistema de assistência ao motorista de nível 2.
Apesar do preço baixo, o Aion UT oferece um bom pacote de recursos. Equipado com um motor elétrico de 134 cv, o veículo está disponível com opções de bateria de 34,8 kWh e 44 kWh, esta última oferecida em configurações de 44,257 kWh, 44,12 kWh e 44,133 kWh.
A GAC afirma que o carro pode percorrer até 330 km com uma única carga na versão básica e até 420 km na versão topo de linha. A montadora cita um consumo combinado de 11,4 kWh/100 km. As baterias podem ser carregadas de 30% a 80% em apenas 24 minutos. Presidente da GAC defende maior apoio político para a troca de baterias na China, o que poderia impulsionar ainda mais a adoção de veículos elétricos.
O design do Aion UT apresenta faróis arredondados com luzes diurnas de LED integradas e quatro luzes de condução de LED adicionais no para-choque. A versão básica vem com rodas de 16 polegadas, enquanto as versões mais equipadas vêm com rodas de liga leve de 17 polegadas. GAC Aion V de segunda geração impressiona com design e tecnologia avançada, mostrando a evolução da marca.
O interior do Aion UT vem de fábrica com painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, tela de infoentretenimento de 14,6 polegadas, assistente de voz, recursos de assistência ao motorista de nível 2, Wi-Fi integrado, teto solar panorâmico e suporte para atualizações de software over-the-air.