A montadora chinesa BYD obteve, em 13 de janeiro, a certificação de emissões e ruído para o seu modelo Atto 3 pelo Ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul. A aprovação, concedida pelo Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental sul-coreano, sinaliza o cumprimento de todos os requisitos para a entrada do veículo no mercado local.
Além do Atto 3, os modelos Seal, Dolphin e Sealion 7 também estão em processo de certificação para a comercialização na Coreia do Sul. O processo de certificação avalia o desempenho dos veículos elétricos, incluindo a autonomia em uma única carga. Os testes mostraram que o Atto 3 alcança 321 km de autonomia em condições normais e 309 km em baixas temperaturas.
A BYD tem uma conferência de imprensa agendada para 16 de janeiro, na qual deve anunciar oficialmente a sua entrada no mercado automotivo sul-coreano. O preço estimado para o Atto 3 é de 35 milhões de KRW (aproximadamente US$ 23.950). Para comparação, na China, o mesmo modelo, conhecido como BYD Yuan Plus, é vendido a partir de 119.800 yuan (cerca de US$ 16.650).
O lançamento do Atto 3 para os consumidores sul-coreanos está previsto para o início de fevereiro. A empresa está em processo de confirmação da elegibilidade do veículo para os subsídios governamentais existentes para veículos elétricos. Espera-se, no entanto, que o Atto 3 receba um subsídio menor devido à sua bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), que tem uma taxa de reciclagem inferior.
A BYD planeja vender 10 mil unidades anualmente na Coreia do Sul. A BYD Korea já selecionou distribuidores e pretende estabelecer 15 pontos de venda de veículos de passageiros em cidades como Seul, Gyeonggi, Busan e Jeju.
A entrada da BYD no mercado sul-coreano ocorre em um cenário dominado pelas marcas Hyundai e Kia. No entanto, a expectativa é que a BYD compita mais diretamente com marcas estrangeiras como a Tesla do que com as fabricantes locais.