O BYD Atto 3, SUV elétrico da marca chinesa, acaba de ultrapassar 1 milhão de unidades vendidas no mundo. O modelo foi lançado na China em 19 de fevereiro de 2022, onde é conhecido como Yuan Plus.
O sucesso foi rápido. Em apenas 14 meses, o SUV já havia vendido 300 mil unidades. Seis meses depois, esse número saltou para 500 mil. O restante foi conquistado em pouco mais de dois anos, até bater o marco de 1 milhão.
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Para alcançar esse feito, a BYD levou 1.391 dias — cerca de 3 anos e 9 meses. Na prática, foram 30 unidades vendidas por hora, o que dá uma média de 719 carros por dia ou 20.129 por mês.
O Atto 3 é hoje um modelo global, presente em cerca de 110 países. Depois do lançamento, ele se tornou rapidamente um dos carros mais vendidos da marca, ajudando a impulsionar a presença da BYD no mercado internacional.
Além do Atto 3, outros modelos da linha Dynasty também ultrapassaram 1 milhão de unidades, como os crossovers Song (Seal U) e o sedã Qin. O compacto elétrico Seagull (Dolphin Mini) também atingiu esse marco, mas em apenas dois anos.
Na China, o preço do Atto 3 varia de 115.800 a 147.800 yuan (cerca de US$ 16.100 a US$ 20.560). Já em outros países, ele é bem mais caro. Na Tailândia, custa entre US$ 27.245 e US$ 31.790.
Na Europa, o preço sobe ainda mais. No Reino Unido, sai por até US$ 53.265, enquanto na Alemanha varia de US$ 44.830 a US$ 47.125.
O SUV tem 4,45 metros de comprimento, motor dianteiro de 201 cavalos e duas opções de bateria LFP: 49,9 kWh e 60,5 kWh. A autonomia varia de 430 a 510 km no ciclo chinês (CLTC) e de 345 a 420 km no padrão europeu (WLTP).
O Atto 3 se destaca no mercado de SUVs elétricos, competindo com outros modelos que também trazem novidades, como o Nio ES8 de terceira geração, inspirado no sedã ET9.