A BYD apresentou o Atto 2 no Salão de Bruxelas, modelo que no Brasil conhecemos como Yuan Pro. O SUV compacto elétrico chega ao mercado europeu como uma nova opção da marca chinesa, intensificando a concorrência com as montadoras locais.
O Atto 2, equivalente ao Yuan Pro brasileiro, possui autonomia de 312 km sob o ciclo WLTP, utilizando a mesma bateria Blade de 45,1 kWh. A BYD anunciou que uma variante com alcance de 402 km está em desenvolvimento, o que pode ser um diferencial importante, já que o modelo atual apresenta uma autonomia considerada limitada.
Uma das diferenças entre o Atto 2 europeu e o Yuan Pro nacional é a ausência do estepe, resultando em um porta-malas com capacidade de 400 litros. O SUV também conta com uma tela de 15,6 polegadas. No entanto, a disponibilidade do pacote ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor) é incerta, o que pode afetar sua competitividade no mercado europeu, assim como acontece no Brasil.
O Atto 2 mantém a mesma configuração de motorização do Yuan Pro, com 177 cv e 29 kgfm de torque. Suas dimensões incluem 4,310 m de comprimento, 1,830 m de largura, 1,675 m de altura e 2,620 m de entre-eixos. O modelo já demonstrou segurança em testes do NCAP, obtendo classificação de 5 estrelas.
Enquanto prepara o lançamento do Atto 2 para março, a BYD também realiza testes finais no Dolphin Mini europeu, que será maior que a versão vendida no Brasil. A atualização visa atingir 3,90 m de comprimento para concorrer com o Renault 5. É possível que o Brasil também receba essa versão maior do Dolphin Mini, talvez em uma versão nacional.
Não foram divulgados preços para o Atto 2 no mercado europeu.