A BYD revelará sua nova plataforma de veículos elétricos a bateria (BEV) na próxima segunda-feira, juntamente com a tecnologia de carregamento ultrarrápido que oferece o dobro da potência de carregamento do mais recente Supercharger da Tesla.
A fabricante chinesa de veículos de nova energia (NEV) anunciou hoje que realizará um evento de lançamento para a “BYD Super e-Platform” no dia 17 de março, em sua sede em Shenzhen, onde o sedan Han L e o SUV Tang L (veículo utilitário esportivo) terão suas pré-vendas iniciadas.

A “BYD Super e-Platform” reinventará a tecnologia puramente elétrica, escreveu a empresa no Weibo. A BYD apresentará a tecnologia de carregamento ultrarrápido com até 1.000 kW de potência, o que, segundo um pôster, permitirá que os veículos elétricos (EVs) sejam carregados tão rapidamente quanto um carro a gasolina tradicional pode ser reabastecido.
“Carregamento ultrarrápido de 1000 kW que permite que o reabastecimento e o carregamento tenham a mesma velocidade”, diz o texto do pôster.
“A BYD Super e-Platform usará tecnologia disruptiva para resolver completamente a maior dor de cabeça no uso de EV”, de acordo com um convite.
No início deste mês, algumas imagens do supercharger da BYD começaram a circular nas mídias sociais chinesas. Alguns blogueiros automotivos afirmaram na época que as informações de especificação do supercharger mostravam que ele suportava tensões de carregamento de até 1.000 volts e potência de carregamento de até 1.000 kW.
Isso significa que, se o veículo suportar 1.000 kW de potência de carregamento, ele poderá preencher uma bateria de 100 kWh em cerca de 10 minutos. Atualmente, a potência de pico dos superchargers convencionais varia de 200 kW a 400 kW. Algumas montadoras oferecem potência de carregamento de até 500 kW, mas o número dessas instalações é pequeno.
A Tesla inaugurou os primeiros Superchargers V4 no mercado doméstico dos EUA em outubro de 2023, o dispositivo de carregamento de EV mais rápido e de maior potência da empresa até o momento. Alimentado pelo V4 Cabinet, os Superchargers Tesla V4 podem carregar até 500 kW. Em 1º de janeiro, a Tesla disse que implantará os primeiros Superchargers V4 na China em 2025.
A BYD iniciará a pré-venda do Han L e do Tang L no mesmo evento, o que significa que os modelos devem ser baseados na mais recente BYD Super e-Platform e suportar potência de carregamento de até 1.000 kW. Recentemente, a BYD Yangwang U7 será lançado em 27 de março na China.
A empresa começou a pré-visualizar o Han L e o Tang L em 3 de janeiro, quando as primeiras imagens oficiais foram divulgadas. Em 10 de janeiro, ambos os modelos entraram em um catálogo regulamentar do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China, revelando que estão equipados com motores de ultra-alta potência para um desempenho poderoso.
Tanto o Han L quanto o Tang L são movidos por motores duplos, com o motor dianteiro atingindo um pico de 230 kW e o motor traseiro atingindo um pico de 580 kW, de acordo com seus registros. A Honda encerra produção de motores a combustão na China, marcando uma mudança significativa no mercado automotivo.
A potência de pico de 580 kW de um único motor é rara. Nos últimos anos, motores com potência de pico de 300 kW não têm sido comumente vistos. As páginas de registro do Han L e do Tang L mostram que eles podem acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em 2,7 segundos e 3,9 segundos, respectivamente. Enquanto isso, a VW investe US$ 5,8 bilhões em parceria com Rivian para plataforma elétrica de próximo Golf.