A BYD lançou oficialmente, no dia 2 de março, o Sealion 07 DM-i Intelligent Driving Edition, um SUV híbrido plug-in de 5 lugares que promete revolucionar o mercado. O veículo vem equipado com o sistema de condução inteligente “God’s Eye” C (também conhecido como DiPilot 100) e o inovador sistema Lingyuan, que integra um drone veicular.
O preço estimado do Sealion 07 DM-i varia entre 200.000 e 250.000 yuan (aproximadamente R$ 140.000 a R$ 175.000 em conversão direta), posicionando-o em uma faixa de preço competitiva para o segmento de SUVs híbridos no mercado chinês.

Sistema Lingyuan: Drone integrado ao veículo
O grande destaque do Sealion 07 DM-i é o sistema Lingyuan, desenvolvido em parceria com a DJI. Inclusive, a BYD e DJI anunciaram um sistema de drones embarcados para veículos anteriormente. O sistema oferece duas versões: uma com troca de bateria e outra com carregamento rápido. A versão com carregamento rápido, mais acessível, tem um preço de 16.000 yuan (cerca de R$ 11.200) e será disponibilizada em modelos das séries Dynasty, Ocean, Denza e Fang Cheng Bao (FCB).
Segundo a BYD, o sistema Lingyuan utiliza uma solução inédita de heliponto retrátil integrado ao veículo, combinando um módulo de posicionamento de drone, uma câmera 4K de alta definição no teto e um controle remoto personalizado. Isso permite decolagens e pousos dinâmicos, retorno automático ao compartimento, armazenamento de filmagens e carregamento rápido do drone.

Os primeiros modelos a receber o sistema Lingyuan com carregamento rápido incluem o FCB Bao 8, Tai 3, Denza N9, Sealion 07 DM-i e Tang L. Atualmente, o FCB Bao 8 tem preços entre 395.800 e 423.800 yuan (aproximadamente R$ 277.000 a R$ 296.000).
Design e dimensões do BYD Sealion 07 DM-i
O BYD Sealion 07 DM-i Intelligent Driving Edition se posiciona como um SUV de porte médio-grande, com as seguintes dimensões:
- Comprimento: 4880 mm
- Largura: 1920 mm
- Altura: 1750 mm
- Distância entre eixos: 2820 mm
Condução Inteligente com o “God’s Eye” C

O sistema de condução inteligente “God’s Eye” C utiliza um sensor Lidar no teto do veículo, permitindo a navegação autônoma em cidades e rodovias, além de oferecer assistência ao estacionamento. Diferente dos sistemas de nível 2, que só podem ser ativados em rodovias, o “God’s Eye” C opera em mais cenários, navegando de forma autônoma em semáforos, desviando de obstáculos e realizando ultrapassagens em ambientes urbanos. A China implementou recentemente diretrizes para o marketing e segurança de sistemas de assistência ao condutor, o que pode influenciar como tecnologias como o “God’s Eye” são promovidas e utilizadas.
Motorização Híbrida e desempenho
O Sealion 07 DM-i estará disponível com tração dianteira e integral (neste caso, chamado de Sealion 07 DM-p). A versão com tração integral marca a estreia da tecnologia DM 5.0 da BYD, que combina um motor 1.5T a combustão com dois motores elétricos.
Especificações da motorização:
- Potência máxima do motor a combustão: 115 kW (154 cv)
- Potência máxima do motor elétrico dianteiro: 200 kW (268 cv)
- Potência máxima do motor elétrico traseiro: 150 kW (201 cv)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 4.7 segundos (estimativa)
Aguardamos mais informações sobre a disponibilidade do modelo no mercado brasileiro. A BYD tem demonstrado um crescimento notável, como evidenciado pelo fato de a BYD ter triplicado as exportações em fevereiro.