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BYD adia produção de elétrico compacto na Hungria, priorizando modelos maiores

A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, anunciou um adiamento na produção de seu carro elétrico compacto na nova fábrica húngara

A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, anunciou um adiamento na produção de seu carro elétrico compacto na nova fábrica húngara. Segundo Stella Li, segunda executiva mais importante da empresa, após o fundador e CEO Wang Chuanfu, a prioridade agora é a produção de veículos do segmento compacto. A produção na fábrica de Szeged, prevista para iniciar em 7 de novembro de 2025, terá início com o hatchback BYD Dolphin e o crossover SUV Atto 3.

Inicialmente, a BYD planejava lançar a versão europeia do seu elétrico compacto Seagull em 2025. No entanto, de acordo com Li, este modelo será apenas o quarto a ser fabricado na planta húngara. Essa decisão demonstra uma mudança de estratégia da BYD, que optou por focar no segmento de compactos para sua expansão europeia, evitando assim a concorrência direta com o Volkswagen ID.2, previsto para 2026 com preço abaixo de 25.000 euros. O BYD Dolphin se compara a modelos como o Volkswagen ID.3 ou Golf, enquanto o Atto 3 (Yuan Plus na China) se encaixa na mesma categoria de crossovers.

BYD adia produção de elétrico compacto na Hungria, priorizando modelos maiores
Foto: Divulgação

A executiva confirmou que o terceiro modelo a ser produzido na Hungria será o Atto 2, possivelmente uma variante de entrada do Atto 3, similar ao BYD Yuan Up comercializado na China por cerca de US$ 13.000. A implantação completa da fábrica na Hungria deve levar dois ou três anos, com a BYD introduzindo os modelos gradualmente. A meta final é a produção de até doze modelos diferentes na planta, eliminando a necessidade de importação de veículos da China.

A BYD justifica a alteração de planos com a imposição recente de tarifas, optando por focar na produção local e na importação de híbridos plug-in. Apesar da produção em larga escala na China, com 3.740.930 veículos vendidos até novembro de 2024, a empresa enfrenta desafios na Europa. Em dados da KBA monitorados pelo China EV DataTracker, as vendas na Alemanha, o maior mercado europeu, registraram uma queda de 25,3% no período, totalizando 2.568 unidades até novembro.

Li havia declarado anteriormente a intenção de lançar o Seagull na Europa em 2025, descrevendo-o como uma versão específica para o mercado europeu, diferente do modelo chinês. Embora a Bloomberg tenha relatado, em maio, um possível preço abaixo de 20.000 euros para o Seagull na Europa, a nova estratégia da BYD, focada em modelos maiores e na produção local, parece ter alterado significativamente os planos iniciais.

O BYD Seagull, também conhecido como Dolphin Mini em alguns mercados, é o veículo mais barato e popular da BYD na China, com vendas expressivas (51.288 unidades em outubro e 348.683 unidades de janeiro a outubro de 2024). O modelo apresenta dimensões compactas: 3780/1715/1540 mm e entre-eixos de 2.500 mm.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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