A BYD adiou o lançamento do seu novo sedã elétrico de porte médio, o Qin L EV, originalmente previsto para hoje, 12 de março, para o dia 23 de março. O modelo se destaca por ser o primeiro veículo elétrico na faixa de preço entre 100.000 e 150.000 yuan (aproximadamente R$ 70.000 e R$ 105.000 em conversão direta) a vir equipado com um sistema de alta voltagem de 800V.
Anteriormente, diversos veículos da mídia especializada haviam divulgado que a BYD lançaria o Qin L EV hoje, ressaltando sua capacidade de carregamento ultrarrápido de 800V+5C.

Fontes da indústria automotiva enfatizaram que ele seria “o único produto equipado com uma solução de carregamento ultrarrápido de 800V na faixa de preço mais popular, entre 100.000 e 150.000 yuan”. A venda de NEVs na China tem sido um termômetro para entender o mercado de carros elétricos.
Conheça o design interno e externo BYD Qin L EV
O interior do BYD Qin L EV apresenta semelhanças com a versão DM-i, mas com algumas diferenças notáveis: saídas de ar redesenhadas e mais finas, um novo volante de quatro raios, detalhes prateados nas portas e um câmbio montado na coluna de direção. Modelos como o BMW X3 M50 xDrive 2025 chega com design renovado, mostram como o design interior é crucial para a experiência do usuário.
Na lateral, o Qin L EV exibe maçanetas semi-ocultas e rodas de 18 polegadas. A traseira conta com um design de lanternas interligadas. As dimensões do veículo são 4720mm de comprimento, 1880mm de largura e 1495mm de altura, com uma distância entre eixos de 2820mm.

Em termos de recursos de condução inteligente, o BYD Qin L EV vem de fábrica com o sistema de assistência ao motorista Eye of God’s Eye C (DiPilot 100). Este sistema permite a implementação de diversas funções avançadas de condução inteligente, como o Highway Navigation Assist (HNOA) e o estacionamento inteligente.
O BYD Qin L EV oferece duas opções de motor elétrico, com potências máximas de 110kW e 160kW, ambos com tração traseira. O veículo é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio com capacidades de 46,08kWh e 56,64kWh, proporcionando autonomias de 470 quilômetros e 545 quilômetros, respectivamente. A autonomia é um fator crucial, e marcas como a Li Auto i8 estão investindo pesado em testes.

A BYD ainda não divulgou os preços específicos para o Qin L EV. A título de comparação, o BYD Qin L DM-i, lançado em 28 de maio do ano passado, apresenta a tecnologia DM de quinta geração da BYD, com autonomias em modo puramente elétrico de 80km e 120km.
O Qin L DM-i oferece cinco variantes com preços entre 99.800 e 139.800 yuan (R$ 70.000 – R$ 98.000), enfatizando o custo-benefício. O Qin L DM-i mede 4830mm x 1900mm x 1495mm, com uma distância entre eixos de 2790mm.

Apesar dos nomes semelhantes, o BYD Qin L EV difere significativamente do Qin L DM-i lançado anteriormente. A variante totalmente elétrica é construída sobre a plataforma e-Platform 3.0 Evo e vem de fábrica com o sistema de assistência ao motorista God’s Eye C (DiPilot 100). A BYD também prioriza SUV de 7 lugares e planeja dobrar as vendas na Austrália.