O presidente da BYD, Wang Chuanfu, afirmou que os veículos de nova energia (NEVs) chineses estão cerca de 3 a 5 anos à frente do restante do mundo, defendendo um cenário global mais aberto para que mais pessoas possam experimentar essa tecnologia.
Em entrevista à emissora estatal CCTV, Wang Chuanfu destacou que a superioridade dos NEVs chineses se manifesta em produtos, tecnologia e cadeia industrial. “Somente com abertura e inovação o mundo poderá sentir esses bons produtos e se desenvolver junto”, declarou.
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Segundo Wang, o maior trunfo da BYD é sua equipe de engenheiros. “Temos 110.000 engenheiros, que é o maior ativo da BYD.” Ele enfatizou que cada tecnologia da empresa é resultado de inovação, desenvolvimento sustentável e do esforço desses profissionais.
A BYD foi fundada em fevereiro de 1995 com cerca de 20 funcionários. Atualmente, a empresa se consolidou como uma das maiores montadoras da China, empregando mais de 900.000 pessoas.
Inicialmente focada na produção de baterias, a BYD ingressou no setor automotivo em 2003 com a aquisição da Qinchuan, localizada em Xi’an, província de Shaanxi, no noroeste da China.
Aproveitando a rápida eletrificação da indústria automobilística chinesa nos últimos anos, a BYD se tornou a maior fabricante de NEVs do mundo. Inclusive, o BYD Sealion 7 chega ao mercado australiano para rivalizar com o Tesla Model Y.
Em março de 2022, a empresa descontinuou a produção e venda de veículos movidos exclusivamente a motores de combustão interna para se concentrar na fabricação de veículos híbridos plug-in (PHEV) e veículos elétricos a bateria (BEV).
A BYD atingiu a marca de um milhão de NEVs produzidos em 19 de maio de 2021 e alcançou o marco de 10 milhões de NEVs em 18 de novembro de 2024.
Em 2024, a BYD vendeu um recorde de 4.272.145 NEVs, um aumento de 41,26% em relação aos 3.024.417 veículos vendidos em 2023, de acordo com dados compilados pela CnEVPost.
As vendas da empresa em mercados estrangeiros totalizaram 417.204 NEVs no ano passado, um aumento de 71,86% em relação aos 242.765 veículos vendidos em 2023. A empresa também mira lítio de Minas Gerais para produção de baterias no Brasil.