A Johnson Matthey (JM), líder global em tecnologias sustentáveis, e a Bosch, fornecedora líder para a indústria automotiva, firmaram um acordo de colaboração de longo prazo para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio com emissão zero. O acordo confirma a intenção de ambas as empresas de desenvolver e produzir membranas revestidas com catalisador (CCM) para uso em *stacks* de células de combustível.
A transformação e descarbonização da indústria automotiva exigem uma combinação de sistemas de *powertrain* e soluções em diferentes classes de veículos. As células de combustível de hidrogênio são dispositivos eletroquímicos que combinam hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade. Como o único subproduto é água pura, os veículos elétricos com célula de combustível são uma opção limpa e com emissão zero.
As CCMs de alto desempenho da JM serão utilizadas no módulo de potência de célula de combustível integrado, compacto e escalável da Bosch para veículos comerciais, projetado para longas distâncias.
Anish Taneja, Chefe Executivo de Tecnologias de Hidrogênio da JM, e Beate Grota, Vice-Presidente Executiva de Engenharia de Soluções de Energia da Bosch Mobility, formalizaram o acordo no centro de células de combustível da Bosch em Stuttgart-Feuerbach, Alemanha.
Anish Taneja comentou: “A JM está entusiasmada em unir forças, explorar e desenvolver futuras possibilidades para acelerar a mobilidade mais limpa e a geração de energia.” Beate Grota acrescentou: “A tecnologia de célula de combustível para aplicações móveis está tecnologicamente pronta para uso generalizado. Nossa parceria visa aumentar ainda mais o desempenho e a eficiência dos *stacks* de células de combustível.”
A Johnson Matthey atua há mais de 200 anos utilizando química avançada de metais para enfrentar os maiores desafios do mundo, com foco em soluções para mudanças climáticas, fornecimento de energia e escassez de recursos.