A BMW está desenvolvendo a versão elétrica do icônico M3, com lançamento previsto para 2028. Protótipos do sedã foram flagrados em testes no desafiador circuito de Nürburgring, na Alemanha. A expectativa é que o modelo utilize a plataforma Neue Klasse e conte com até quatro motores elétricos, entregando cerca de 700 cv de potência, com potencial para ainda mais.
O circuito de Nürburgring é conhecido por ser um campo de provas para veículos de todos os tipos, desde SUVs até minivans. A pista de 20,6 km é ideal para testar a durabilidade e o equilíbrio dinâmico dos automóveis. No caso do M3 elétrico, o desempenho no ‘Inferno Verde’ é crucial para manter a reputação do modelo.

A transição do M3 para a propulsão elétrica representa um marco significativo na história do modelo. Chefes da divisão M da BMW estão cientes de que o M3 elétrico será minuciosamente avaliado, e a credibilidade da marca está em jogo.
Ainda é cedo para determinar o quão bom será o M3 elétrico, mas os primeiros indícios são positivos. O modelo será construído sobre a plataforma Neue Klasse da BMW, que estreará no SUV iX3 ainda este ano e será utilizada na Série 3 em 2027, antes de chegar ao M3. Estratégias de expansão como as que a Changan anuncia são exemplos do movimento do mercado automotivo.
A configuração de quatro motores elétricos pode gerar até 700 cv (710 PS). Apesar de ser inferior aos mais de 1.341 cv que a BMW já afirmou ser capaz de extrair de um futuro EV de alta performance, a potência deve ser mais do que suficiente para a maioria das situações, exceto na longa reta final de Nürburgring, onde potência nunca é demais.

Com recursos de vetorização de torque e uma nova unidade de controle central, o M3 elétrico tem potencial para se tornar um dos EVs mais divertidos do mercado. No entanto, a concorrência será acirrada, com modelos como o futuro Alpine A110 e o Porsche Cayman EV também no horizonte. A Nissan também anunciou a renovação da sua linha com modelos elétricos e híbridos até 2027.
Para os entusiastas que lamentam a eletrificação do M3, há uma boa notícia: a versão a combustão não será descontinuada, pelo menos por enquanto. O M3 atual, baseado na plataforma CLAR, será atualizado com elementos de design da Neue Klasse para se assemelhar ao modelo elétrico. O motor de seis cilindros em linha ganhará um sistema *mild-hybrid* para melhorar a eficiência e aumentar a potência para além dos 543 cv do atual M3 CS. Ambos os modelos ostentarão o emblema M3, apesar de a BMW ter registrado o nome iM3.