A BMW Group está testando os limites da sua nova tecnologia de gerenciamento de dinâmica de condução e trem de força, apelidada de ‘Coração da Alegria’ (Heart of Joy), em um veículo de teste de alto desempenho, o BMW Vision Driving Experience. Este protótipo não será produzido em série, mas serve como uma plataforma para aprimorar a experiência de condução dos futuros modelos Neue Klasse, a próxima geração de veículos BMW totalmente elétricos.
Os testes de resistência estão sendo realizados no BMW Performance Driving Center em Spartanburg, EUA. A tecnologia, segundo a BMW, adiciona uma quarta dimensão – o puro prazer de dirigir característico da marca – ao trio de características da Neue Klasse: elétrico, digital e circular.
Oliver Zipse, Chairman do Conselho de Administração da BMW AG, apresentou a pequena unidade de controle durante a IAA 2023, ressaltando que, embora o Vision Vehicle não vá para produção, a unidade de controle será utilizada nos modelos de série.
Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento, afirma: “O ‘Coração da Alegria’ nos permite elevar o prazer de dirigir não apenas ao próximo nível, mas a outro patamar. Além disso, estamos aumentando ainda mais a eficiência e, portanto, impulsionando o alcance, já que, no futuro, o motorista irá frear quase exclusivamente usando a regeneração de energia. Isso é Efficient Dynamics ao quadrado.”
Processamento de dados dez vezes mais rápido
A unidade de controle ‘Coração da Alegria’, responsável pelo trem de força, freios, carregamento, recuperação de energia e subfunções de direção, processa informações dez vezes mais rápido do que os sistemas anteriores. Em conjunto com o software BMW Dynamic Performance Control, ele calcula todas as funções dinâmicas de condução com alta velocidade e precisão.
O software foi desenvolvido internamente, com base na experiência em dinâmica de condução acumulada pelos engenheiros da BMW ao longo de mais de um século. O Vision Vehicle atinge 18.000 Newton metros de torque.
A recuperação de energia durante a frenagem (recuperação) cria uma simbiose entre o trem de força e as funções de frenagem dos veículos elétricos. Na arquitetura eletrônica da Neue Klasse, o ‘Coração da Alegria’ é uma das quatro unidades de controle centrais e combina as funções de trem de força e dinâmica de condução. Essas funções inovadoras são protegidas por diversas patentes.
A unidade de alta performance controla aceleração e frenagem, estabilização do veículo, funções de direção dinâmica e gerenciamento de carregamento. O processador central e o software BMW Dynamic Performance Control permitem que todos os atuadores conectados respondam diretamente e com atraso mínimo: latências na faixa de milissegundos. Sistemas convencionais possuem algoritmos de controle separados para o sistema de acionamento e freios.
Controle Preciso em Curvas e Frenagens Suaves
A combinação do ‘Coração da Alegria’ e o BMW Dynamic Performance Control oferece equilíbrio e segurança nas curvas. O carro gera tração e pode ser conduzido com precisão. Em baixas velocidades, como em condução stop-start ou ao estacionar, as transmissões de sinal e o processamento de informações garantem uma experiência de condução ainda mais atraente. Nos modos de condução D ou B, ou ao usar o controle de cruzeiro adaptativo, o freio de estacionamento ou o bloqueio de estacionamento, a parada e o reinício se fundem perfeitamente.
Recuperação de Energia Aumenta a Eficiência em 25%
O controle integrado do trem de força, frenagem e recuperação de energia permite que a energia seja usada de forma mais sustentável. A potência de frenagem gerada usando a recuperação de energia é suficiente para a condução normal e diária. Somente em frenagens bruscas, como em uma situação de emergência, é necessária a intervenção dos freios de fricção. No geral, esse sistema aumenta a eficiência em até 25%.
O veículo de teste BMW Vision Driving Experience demonstra como o ‘Coração da Alegria’ funciona usando códigos de cores nas rodas: aceleração em verde, recuperação de energia em azul e frenagem usando os freios de fricção em laranja.
Quatro computadores de alta performance (‘super-cérebros’) serão integrados nos futuros BMWs, combinando elementos que antes operavam separadamente. O ‘Coração da Alegria’ foi desenvolvido internamente e permite que quatro unidades de controle importantes sejam reunidas em um único computador de alto desempenho.
Os outros três ‘super-cérebros’ são responsáveis por recursos como direção automatizada e altamente automatizada, infoentretenimento e funções básicas como controle climático e sistemas de aprimoramento de conforto, acesso ao veículo, iluminação interna e externa.