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BMW Group celebra 20 anos de produção na planta de Leipzig

Marcada pelo lançamento do BMW Série 3 Sedan em 1º de março de 2005, a planta do BMW Group em Leipzig comemora 20 anos de produção em série

A planta do BMW Group em Leipzig comemora 20 anos de produção em série, marcados pelo lançamento do BMW Série 3 Sedan em 1º de março de 2005. Desde então, a fábrica se expandiu e modernizou continuamente, tornando-se um centro de produção diversificado e inovador. É interessante notar como a indústria de lítio na China demonstra recuperação com aumento de pedidos e preços, influenciando a produção global de veículos elétricos.

Com um investimento superior a 5 bilhões de euros, a planta de Leipzig produz atualmente quatro modelos de duas marcas diferentes, todos na mesma linha de produção: BMW Série 1, BMW Série 2 Active Tourer (incluindo a versão híbrida plug-in), BMW Série 2 Gran Coupé, e o MINI Countryman, nas versões elétrica e a combustão. A capacidade de produção, que inicialmente era de 650 unidades por dia, atualmente chega a 1.300 veículos.

BMW Group celebra 20 anos de produção na planta de Leipzig
Crédito da imagem: BMW

Arquitetura Inovadora e Flexibilidade

A arquitetura do edifício central, projetada pela renomada arquiteta Zaha Hadid, recebeu o Prêmio Alemão de Arquitetura em 2005. As estruturas flexíveis das instalações permitiram diversas expansões e adaptações ao longo dos anos. Leipzig foi a primeira planta de montagem no mundo a apresentar um layout em ‘dedo’ no hall de produção, otimizando a logística e permitindo a entrega direta de peças e pré-montagens na linha de produção.

Pioneirismo em Eletromobilidade

A planta de Leipzig desempenhou um papel crucial na produção de veículos elétricos no BMW Group. Entre 2013 e 2022, mais de 250.000 unidades do BMW i3 totalmente elétrico foram produzidas, com carrocerias de fibra de carbono. Em 2014, o BMW i8, o primeiro híbrido plug-in do BMW Group, também começou a ser fabricado em Leipzig. A produção do i8 encerrou em 2020, com 20.500 unidades produzidas, incluindo o BMW i8 Roadster lançado em 2018. Empresas como a BYD e DJI anunciam sistema de drones embarcados para veículos, mostrando a inovação no setor.

Em 2021, a planta iniciou a fabricação de componentes eletrônicos para a produção de baterias de alta voltagem. Desde março de 2024, a planta de Leipzig realiza todo o processo de fabricação de baterias de alta voltagem para a quinta geração de baterias, que são utilizadas no MINI Countryman Electric e em modelos BMW totalmente elétricos em diversas plantas do BMW Group.

Da Tração Traseira à Dianteira

A produção do BMW Série 2 Active Tourer em 2014 marcou uma mudança significativa para a planta de Leipzig, introduzindo a tração dianteira nos veículos BMW produzidos na fábrica. A flexibilidade da planta permitiu que o Série 2 Active Tourer fosse produzido na mesma linha que o BMW Série 1, Série 2 e a primeira geração do BMW X1, que possuíam tração traseira.

A produção do MINI Countryman é outro diferencial da planta de Leipzig, sendo a única instalação de produção do BMW Group a fabricar veículos das marcas BMW e MINI na mesma linha. O lançamento do MINI Countryman é um exemplo de como a planta está se adaptando, assim como a Kia aprimora veículos elétricos com carregamento inteligente e serviços V2H.

Importante empregador na região

Com cerca de 6.800 funcionários da BMW e mais de 11.000 pessoas empregadas localmente, a planta do BMW Group é um importante motor econômico e empregador na região. Em 2001, quando Leipzig foi escolhida como sede da nova fábrica, a recepção foi extremamente positiva. Desde então, a planta treinou cerca de 1.100 aprendizes.

Em 2024, a produção do MINI Countryman impulsionou o aumento dos volumes de produção, marcando a introdução de turnos noturnos na planta, o que gerou a criação de 900 novos postos de trabalho.

BMW Group celebra 20 anos de produção na planta de Leipzig
Crédito da imagem: BMW

Gestão progressiva de energia

A planta da BMW em Leipzig prioriza processos eficientes e sustentáveis, incluindo o fornecimento de energia. Os quatro aerogeradores da planta, visíveis de longe, fornecem energia verde para a produção desde 2013. Com capacidade total de 10 megawatts, geram 26 gigawatts-hora de eletricidade por ano, cobrindo cerca de 15% das necessidades totais de energia da fábrica.

A planta também possui um sistema de armazenamento de energia, com uma fazenda de baterias que entrou em operação em 2017. O sistema utiliza até 700 baterias de alta voltagem de segunda vida dos carros BMW i3, otimizando a gestão de energia local e ajudando a estabilizar a rede elétrica.

O BMW Group Plant Leipzig também possui experiência no trabalho com hidrogênio, usando-o para logística interna da fábrica há mais de uma década. Pioneira na indústria automotiva, inaugurou o primeiro posto de abastecimento de hidrogênio coberto da Alemanha em 2013. Atualmente, opera cinco dessas instalações para reabastecer empilhadeiras e trens de reboque em intralogística. Sua frota movida a célula de combustível de hidrogênio atualmente consiste em mais de 200 veículos e é uma das maiores da Europa. A Nio inaugura primeira estação de troca de baterias no Oriente Médio e Norte da África, mostrando o avanço da infraestrutura para veículos elétricos.

A planta de Leipzig foi também a primeira fábrica de automóveis do mundo a introduzir uma nova tecnologia de queimadores bivalentes que podem funcionar com gás natural ou hidrogênio. Na oficina de pintura, cinco desses queimadores capazes de funcionar com gás e hidrogênio são atualmente usados para secar os tetos de contraste do MINI Countryman, BMW Série 1 e BMW Série 2 Gran Coupe, e outros seis substituíram os sistemas anteriores na seção de secagem de PVC.

A planta do BMW Group em Leipzig está passando por novas expansões e atualizações em preparação para os próximos modelos e para os próximos 20 anos de sua história.

Marcos importantes da planta do BMW Group em Leipzig:

  • 2001: Leipzig é escolhida como a localização para a nova planta
  • 2002: O design de Zaha Hadid é selecionado para o edifício central. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental é celebrada
  • 2003: A pedra fundamental é lançada para o edifício central, e a cerimônia de conclusão é celebrada posteriormente naquele ano
  • 2005: A produção em série é lançada com o BMW Série 3. A planta de Leipzig é inaugurada. O edifício central ganha o Prêmio Alemão de Arquitetura
  • 2007: A produção do BMW Série 1 de três portas e do BMW Série 1 Coupé começa
  • 2009: Leipzig produz seu 500.000º carro. A produção da primeira geração do BMW X1 começa. A oficina de prensagem abre com a primeira servoprensa de alta velocidade do mundo
  • 2011: A planta de Leipzig entrega seu 1.000.000º BMW
  • 2013: Quatro turbinas eólicas entram em operação. A produção do BMW i3 começa. O carbono é usado na produção em série – uma estreia mundial
  • 2014: A produção do BMW i8 começa. A planta de Leipzig é ampliada para a produção do BMW Série 2 Active Tourer (o primeiro BMW de tração dianteira). A oficina de prensagem é atualizada
  • 2016: A planta de Leipzig entrega seu 2.000.000º BMW
  • 2018: A planta é atualizada
  • 2021: A planta de Leipzig entrega seu 3.000.000º BMW. A produção de módulos de bateria começa
  • 2022: O BMW i3 é descontinuado
  • 2023: A produção do MINI Countryman começa
  • 2024: A produção de três modelos começa: o MINI Countryman Elétrico, a quarta geração do BMW Série 1 e a segunda geração do BMW Série 2 Gran Coupé. Turnos noturnos são introduzidos na montagem

Todos os modelos BMW fabricados pela planta do BMW Group em Leipzig

  • BMW Série 3 Sedan E90: 2005 – 2009 (333.427 unidades)
  • BMW Série 1 três portas E81: 2007 – 2011 (187.263 unidades)
  • BMW Série 1 Coupé E82: 2007 – 2013 (130.205 unidades)
  • BMW Série 1 Conversível E88: 2007 – 2013 (131.664 unidades)
  • BMW X1 E84: 2009 – 2015 (635.194 unidades)
  • BMW Série 1 M Coupé E82: 2011 – 2012 (6.342 unidades)
  • BMW Série 1 cinco portas F20: 2012 – 2019 (424.111 unidades)
  • BMW Série 2 Coupé F22: 2013 – 2021 (165.224 unidades)
  • BMW i3 i01: 2013 – 2022 (250.271 unidades)
  • BMW i8 i12: 2014 – 2020 (16.581 unidades)
  • BMW Série 2 Active Tourer F45: 2014 – 2021 (368.503 unidades)
  • BMW Série 2 Conversível F23: 2014 – 2021 (119.092 unidades)
  • BMW M2 F87: 2015 – 2021 (61.856 unidades)
  • BMW i8 Roadster i15: 2018 – 2020 (3.884 unidades)
  • BMW Série 1 cinco portas F40: 2019 – 2024 (442.859 unidades)
  • BMW Série 2 Gran Coupé F44: 2019 – 2024 (220.795 unidades)
  • BMW Série 2 Active Tourer U06: 2021 – em produção (103.390 unidades)
  • MINI Countryman U25: 2023 – em produção (95.150 unidades)
  • BMW Série 1 cinco portas F70: 2024 – em produção (41.817 unidades)
  • BMW Série 2 Gran Coupé F74: 2024 – em produção (4.109 unidades)

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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