A BMW surpreendeu o mercado ao cancelar o lançamento de um aguardado esportivo híbrido plug-in com 600 cv de potência. O projeto, que estava praticamente finalizado – com protótipos concluídos e 95% do desenvolvimento completo, segundo declarações de Steve Saxty ao youtuber automotivo Joe Achilles – acabou sendo descartado em cima da hora.
Inicialmente batizado como i16, o modelo prometia desempenho excepcional, com aceleração de 0 a 100 km/h em três segundos e velocidade máxima de 186 km/h. Sua autonomia elétrica era estimada em 100 km, considerando o ciclo europeu de medição. Seu design, fortemente inspirado no conceito Vision M Next, apresentado em 2019, sugeria uma proximidade significativa entre o protótipo e a versão de produção.
Apesar de o projeto ter avançado mesmo durante a pandemia de Covid-19 e ter sido cogitado para lançamento em 2022, a BMW optou por substituí-lo pelo SUV elétrico XM. Esta decisão, segundo informações, se deve à busca por um modelo com maior apelo de mercado, embora as vendas do XM, até o momento, não estejam atendendo às expectativas da fabricante.
A situação da BMW, com a queda nas vendas de modelos como o BMW X1, a leva a buscar um novo esportivo que preencha a lacuna deixada pelo i16. Saxty revelou que a empresa vem trabalhando diariamente no desenvolvimento de novos projetos com este objetivo, mas sem previsão de lançamento oficial ou detalhes sobre o futuro modelo. A chegada de novos modelos da marca, como a BMW 330e 2025, não parece suprir a demanda por um esportivo de alta performance.
A decisão da BMW de cancelar o desenvolvimento de um esportivo híbrido plug-in tão próximo do lançamento levanta questões sobre a estratégia da marca em um mercado cada vez mais focado em veículos elétricos de alta performance.