BMW apresenta a nova F 450 GS com 48 cv e câmbio automático

Com motor inédito bicilíndrico de 420 cm³, capaz de gerar 48 cv de potência e 4,3 kgfm de torque, a motocicleta conta com sistema de embreagem centrífuga
BMW apresenta a nova F 450 GS com 48 cv e câmbio automático
Crédito da imagem: BMW

Resumo da Notícia

A BMW aproveitou a abertura do EICMA 2025, o tradicional Salão de Milão, para apresentar oficialmente a nova F 450 GS 2026, sua aposta no segmento de trails médias. O modelo, que já havia aparecido como conceito no evento do ano anterior, chega agora em versão de produção com design renovado, tecnologia avançada e o legítimo espírito aventureiro que consagrou a linha GS.

Desenvolvida do zero, a motocicleta traz um novo motor bicilíndrico de 420 cm³, capaz de gerar 48 cv e 4,3 kgfm de torque, associado a um câmbio de seis marchas. O propulsor é compacto, leve e foi projetado para oferecer suavidade e baixo consumo, a média é de 26,3 km/l, com autonomia estimada em 350 km graças ao tanque de 14 litros.

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Um dos grandes destaques é a embreagem automática Easy Ride Clutch (ERC), que dispensa o acionamento manual em trocas de marcha e arrancadas. O sistema, semelhante ao Honda E-Clutch, é de série na versão Trophy e opcional nas demais. A tecnologia é combinada ao Shift Assistant Pro, que permite trocas rápidas sem o uso da embreagem.

A nova trail conta ainda com três modos de condução, Rain, Road e Enduro, além de recursos como ABS Pro, Controle de Tração Dinâmico (DTC), Controle de Freio Motor (MSR) e Dynamic Brake Control (DBC). A versão Exclusive soma o modo Enduro Pro, que desativa o ABS traseiro para uso fora de estrada.

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O chassi tubular em aço foi totalmente redesenhado, com o motor atuando como parte estrutural para aumentar a rigidez e reduzir o peso. A suspensão KYB tem garfo invertido de 43 mm e monoamortecedor traseiro progressivo, ambos com curso de 180 mm. Os freios combinam disco duplo de 310 mm na dianteira, com pinças Brembo e ByBre na traseira.

Visualmente, a F 450 GS adota o DNA das irmãs maiores, com o farol em LED em formato de “X” e linhas compactas e esportivas que destacam o caráter aventureiro. O painel digital TFT de 6,5 polegadas oferece conectividade com smartphone e modo de exibição específico. O peso em ordem de marcha é 178 kg, e a velocidade máxima chega a 165 km/h.

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Serão quatro versões globais: Basic (Cosmic Black), Exclusive (Cosmic Black) com modos avançados de pilotagem e quickshifter, Sport (Racing Red) com suspensão ajustável e Trophy (Racing Blue Metallic), que adiciona a embreagem ERC, para-brisa escurecido e protetor de motor em alumínio. As rodas são de liga leve 19” dianteira e 17” traseira, com opção raiada.

A ergonomia foi cuidadosamente projetada. O assento padrão tem 845 mm, mas há versões mais baixas (830 mm) e Rally (865 mm). Manetes ajustáveis, pedaleiras removíveis e guidão cônico de alumínio asseguram conforto tanto no asfalto quanto no off-road. A BMW ainda oferece acessórios como escapamento Akrapovic, protetores adicionais e kits de personalização.

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Sem preço revelado, a nova F 450 GS deve chegar às lojas europeias em 2026, posicionada entre a G 310 GS e a F 800 GS. Ela enfrentará rivais como a Honda NX 500 e a KTM 390 Adventure, prometendo unir leveza, desempenho e eletrônica de ponta em um pacote compacto e autenticamente BMW.

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