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Baterias de estado sólido da BYD estreiam em veículos elétricos de luxo a partir de 2027

Com a previsão de produção em larga escala apenas para 2030, a BYD planeja introduzir suas baterias de estado sólido inicialmente em 2027

A corrida para a comercialização de baterias de estado sólido na indústria automotiva tem sido mais longa do que o esperado, mas um número crescente de montadoras está desenvolvendo essas baterias avançadas para seus veículos elétricos de próxima geração. Entre elas, a gigante chinesa BYD, que planeja introduzir suas baterias de estado sólido inicialmente em 2027, antes da adoção em larga escala a partir de 2030.

Durante o Fórum de Cúpula de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China, Sun Huajun, CTO da empresa de baterias de lítio da BYD, revelou que suas baterias de estado sólido utilizarão eletrólitos de sulfeto. Embora a densidade de energia alvo não tenha sido especificada, a empresa iniciou a produção piloto de baterias de estado sólido de 20 Ah e 60 Ah no ano passado.

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Foto: Divulgação/BYD

De acordo com o CarNewsChina, a BYD poderá começar a introduzir as baterias de estado sólido em 2027, inicialmente em seus veículos elétricos de médio e alto padrão. À medida que a produção dessas novas baterias se torna mais barata, a BYD poderá expandir sua utilização para veículos elétricos mais acessíveis entre 2030 e 2032.

A longo prazo, a empresa espera que o custo das baterias de estado sólido se equipare ao das tecnologias de bateria existentes. A crescente competição no mercado de veículos elétricos, como exemplificado pelo Seres 5: crossover elétrico chinês de 577 cv desafia Tesla Model Y na Europa, impulsiona essa inovação.

Outras iniciativas no setor de baterias

Lian Yubo, cientista-chefe e engenheiro automotivo-chefe da BYD, ressaltou que as baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) continuarão relevantes nos próximos 15 a 20 anos, especialmente para veículos elétricos acessíveis. Outras empresas, como a Tata Motors aumentará significativamente pontos de recarga na Índia até 2027, estão focadas em expandir a infraestrutura para suportar essa tecnologia.

Várias outras montadoras chinesas também estão investindo em baterias de estado sólido. A Chery anunciou em outubro do ano passado que possui protótipos de baterias de estado sólido com uma densidade de energia de 400 Wh/kg, com planos de aumentar para 500 Wh/kg.

A instalação dessas novas baterias em veículos está prevista para 2026, com produção em larga escala no ano seguinte. A Chery afirma que essas baterias poderão proporcionar aos seus veículos elétricos uma autonomia de até 1.500 km com uma única carga. Em um contexto onde a autonomia é crucial, como se observa no Xiaomi YU7: detalhes revelados com autonomia de alcance CLTC de até 820 km, essa é uma vantagem significativa.

Montadoras tradicionais também demonstram grande interesse. Toyota e Nissan, por exemplo, têm investido fortemente em baterias de estado sólido e planejam lançá-las nos próximos anos. Enquanto isso, outras marcas apostam em estratégias diferentes, como a Ford aposta em elétricos com extensor de autonomia para impulsionar vendas, buscando alternativas para aumentar a autonomia de seus veículos.

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