A gigante chinesa de tecnologia Baidu e a líder em baterias CATL anunciaram uma colaboração estratégica para o avanço de tecnologias de direção autônoma, em um mercado chinês cada vez mais competitivo. A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu em Ningde, Fujian.
Em comunicado conjunto divulgado via WeChat, as empresas confirmaram um novo acordo focado em duas áreas principais: direção autônoma e digitalização. A parceria visa expandir os serviços de direção autônoma em toda a China e desenvolver veículos autônomos e tecnologia de troca de baterias “competitivos”. Vale lembrar que a Nio inaugura primeira estação de troca de baterias no Oriente Médio e Norte da África.
A CATL contribuirá com sua experiência em sistemas de baterias, infraestrutura de carregamento e chassis *skateboard* para apoiar a mobilidade autônoma, enquanto a Baidu integrará seus recursos de inteligência artificial (IA) para aprimorar as operações da CATL. A inteligência artificial, inclusive, poderá substituir designers automotivos em 10 anos, prevê chefe de design da Mercedes-Benz.
O fundador e CEO do Baidu Group, Robin Li, e o fundador e CEO da CATL, Robin Zeng, participaram da cerimônia de assinatura. O vice-presidente da Baidu, Shi Qinghua, e o vice-presidente de carros de passageiros da CATL, Liu Changyan, assinaram o acordo em nome de ambas as partes.
O acordo surge em um momento em que o mercado automotivo chinês enfrenta uma concorrência crescente no espaço da direção autônoma, destacada pela recente estreia do sistema de assistência ao condutor da BYD, *God’s Eye*, para veículos convencionais no início deste mês. BYD e DJI anunciam sistema de drones embarcados para veículos, ampliando ainda mais a tecnologia. Em 25 de fevereiro, a Tesla lançou a tecnologia de assistência ao condutor “FSD-like” na China. Tesla usa vídeos da internet para aprimorar FSD na China, revela Elon Musk.
A Baidu é uma força importante no cenário de *robotaxis* da China, competindo com empresas como Pony.ai e WeRide. Sua unidade Apollo Go opera atualmente uma frota de 400 táxis totalmente autônomos em Wuhan, marcando a maior implantação desse tipo no país.
A colaboração pode ajudar a Baidu a expandir seus serviços de *robotaxi* no próximo ano.
No ano passado, a *joint venture* de veículos elétricos da Baidu, Jiyue, pertencente à Geely, faliu na China. A Jiyue deveria vender veículos elétricos acessíveis com o software e a tecnologia de assistência ao condutor da Baidu. A empresa tinha dois carros – Jiyue 01 e Jiyue 07 sedan. Apesar de ter ótimas avaliações e design, especialmente o 07, as vendas sempre foram baixas, e a empresa encerrou as operações no final de 2024.
Em dezembro de 2024, a CATL anunciou que está dobrando a aposta na troca de baterias, visando padronizar a troca de baterias na China e ter 30.000 estações de troca até 2030. A empresa também revelou dois pacotes de baterias substituíveis, Choco-SEB (blocos elétricos de troca). A indústria de lítio na China demonstra recuperação com aumento de pedidos e preços.