Revelado após homologação governamental, o Avatr 06, antes conhecido como E16, representa o quarto modelo da marca Avatr, joint-venture entre a Changan e a CATL. Este novo sedã elétrico chega para competir diretamente com o consagrado Tesla Model 3.
Segundo informações do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), o Avatr 06 será oferecido em versões totalmente elétricas e híbridas plug-in (EREV). As versões elétricas contarão com opções de motor único e duplo, enquanto a versão EREV terá, inicialmente, apenas motor único.
Apesar de ser provavelmente o modelo Avatr mais acessível até o momento, o Avatr 06 apresenta dimensões generosas: 4855 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1450 ou 1467 mm de altura (variação possivelmente devido à suspensão a ar). Seu entre-eixos é de 2940 mm.
A versão EREV é a mais leve, pesando 2120 kg. A versão elétrica com motor único pesa 2210 kg, enquanto a versão com motor duplo chega a 2320 kg. Todas as versões oferecem rodas de 20 ou 21 polegadas.
O Avatr 06 compartilha plataforma e tecnologia de powertrain com o Avatr 07, SUV lançado anteriormente neste ano. A versão de motor único utiliza um motor elétrico XTDM39 de 252 kW no eixo traseiro. A tração integral adiciona um motor XYDM05 de 188 kW ao eixo dianteiro, o mesmo utilizado no Avatr 07. A velocidade máxima para as versões elétricas é de 200 km/h.
As versões EREV utilizam um motor 1.5T JL469ZQ1 como gerador, com potência máxima de 115 kW. A tração traseira é provida por um motor elétrico ATDM01, com potência de até 231 kW. Diferentemente do Avatr 07, que oferece versão EREV com tração integral, o Avatr 06, neste momento, se limita à tração traseira nessa configuração. A velocidade máxima da versão EREV é de 190 km/h.
Visualmente, a versão EREV se diferencia pela entrada de ar com design em formato de grade abaixo da dianteira fechada.
Todas as versões do Avatr 06 serão equipadas com baterias de fosfato de ferro-lítio da CATL, embora detalhes específicos sobre a capacidade ainda não tenham sido divulgados. Considerando a semelhança com o Avatr 07, é provável que as capacidades sejam similares: 82,16 kWh para a versão 100% elétrica e 39,05 kWh para a versão EREV, utilizando a nova bateria Freevoy da CATL.
De acordo com a lista de opções do MIIT, haverá versões com LiDAR e espelhos retrovisores com câmeras. O sistema ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) será provavelmente o Huawei Qiankun ADS 3.0, aliado ao sistema operacional HarmonyOS. É importante destacar que, apesar da Huawei não ser acionista da Avatr, ela fornece grande parte da tecnologia inteligente do veículo.
A expectativa é que o Avatr 06 conte com equipamentos semelhantes ao Avatr 07, incluindo tela de infotainment flutuante de 15,6 polegadas e uma ampla tela surround de 35,4 polegadas no painel. Versões com câmeras laterais incluirão duas telas de 6,7 polegadas para visualização. O sistema operacional será, provavelmente, o HarmonyOS 4.0 da Huawei.
As vendas devem começar no primeiro semestre de 2025, com preços abaixo do Avatr 07, que parte de 219.900 yuans (aproximadamente US$ 30.300).