O Avatr 06 é o mais novo sedã elétrico a chegar ao mercado chinês, apostando em um visual moderno, muita tecnologia e um bom custo-benefício. Desenvolvido pela parceria entre CATL, Changan e Huawei, o modelo promete disputar espaço com grandes nomes como o Tesla Model 3 e o Xiaomi SU7.
Por fora, o design chama atenção pelo estilo esportivo com linhas aerodinâmicas e detalhes sofisticados. Os faróis em formato de F, as maçanetas retráteis e as rodas de 20 polegadas reforçam esse visual futurista. No lugar do para-brisa traseiro tradicional, o modelo usa câmeras — solução já vista no Avatr 12.

O interior impressiona ainda mais. Um painel panorâmico de 35,4 polegadas domina o painel, unindo instrumentos e central multimídia. Uma segunda tela de 15,6 polegadas controla várias funções do carro. Há ainda espelhos retrovisores digitais, que mostram as imagens em pequenas telas na base das colunas A.
Conforto e sofisticação também não faltam. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos em 14 posições, aquecimento, ventilação, massagem e até modo “gravidade zero” para relaxar. O acabamento usa couro Nappa e materiais de toque macio, além de iluminação ambiente personalizável.
Para os passageiros de trás, o espaço é generoso graças à longa distância entre-eixos. As portas dianteiras elétricas facilitam o acesso ao carro, e o sistema de som Meridian com 25 alto-falantes garante uma experiência imersiva. Há também um sistema de purificação de ar que melhora a qualidade do ambiente interno.
O Avatr 06 está disponível em versões 100% elétricas e com extensor de autonomia (EREV). No modelo testado, a combinação do motor elétrico traseiro de 310 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina oferece entre 170 e 240 km de autonomia elétrica antes de o motor térmico entrar em ação.
A experiência ao volante é refinada. A suspensão inteligente Taihang com amortecedores adaptativos e suspensão a ar oferece conforto e estabilidade mesmo em manobras mais exigentes, como no teste do alce a 84 km/h. A direção é precisa e o sistema de freios da Continental entrega segurança e eficiência.
Um ponto curioso é o volante oval, que melhora a visão do painel, mas pode estranhar quem está acostumado com o formato tradicional — especialmente em curvas fechadas ou manobras rápidas.
Outro destaque é o sistema de assistência à condução ADS 3.3 da Huawei, com condução autônoma de alto nível. Ele usa um conjunto de 27 sensores, incluindo um Lidar no teto, para navegar com segurança em ambientes urbanos, mesmo que às vezes ainda hesite no trânsito pesado.
Com preço inicial de 191.900 yuan (cerca de US$ 26.300), o Avatr 06 começa a ser entregue ainda este mês na China. Ele chega como uma opção forte para quem busca um sedã premium, tecnológico e com estilo diferenciado — oferecendo um equilíbrio interessante entre luxo, desempenho e inovação. A Firefly adota chips da Horizon Robotics para melhorar o sistema de assistência.