O mercado de veículos elétricos na China ganha um novo concorrente de peso: o Avatr 06. Este sedã de porte médio, fruto da colaboração entre Changan, CATL e Huawei, combina design moderno com tecnologia de ponta e estará disponível nas versões totalmente elétrica (BEV) e elétrica de alcance estendido (EREV).
Com a promessa de incorporar o sistema ADAS Qiankun e o sistema operacional HarmonyOS, ambos da Huawei, o Avatr 06 aposta em recursos avançados de assistência ao motorista e conectividade. Segundo Cheng Zhuo, CEO da Avatr, em publicação no Weibo, o modelo já está a caminho das concessionárias chinesas, com pré-venda a partir de 27 de março e lançamento oficial em abril.

A Avatr é uma *joint venture* entre Changan e CATL, com a Huawei como fornecedora de componentes essenciais, incluindo sistema operacional, chips e motores elétricos. O Avatr 06 é o quarto modelo da marca, juntando-se aos SUVs Avatr 11, Avatr 12 (liftback) e Avatr 07 (crossover).
O sedã exibe a linguagem de design Avatr 2.0, caracterizada por luzes diurnas de LED em dois níveis, uma frente fechada e uma entrada de ar ativa no para-choque dianteiro. Suas dimensões são: 4855 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1450 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2940 mm.
O Avatr 06 se destaca por câmeras no lugar dos espelhos retrovisores laterais tradicionais, maçanetas retráteis, teto escurecido e um aerofólio do tipo *ducktail*, que lhe conferem uma aparência elegante e moderna.
Conheça o interior tecnológico e luxuoso
Por dentro, o Avatr 06 oferece um ambiente de alta tecnologia e requinte. O console central integra uma tela de 35,4 polegadas que funciona como painel de instrumentos e uma tela principal de 15,6 polegadas, ambas executando o HarmonyOS da Huawei.

As imagens das câmeras laterais são exibidas próximas à tela principal para otimizar a visibilidade, e o carro também possui um retrovisor digital. O interior apresenta materiais *premium* como couro Nappa, *ultra-suede*, madeira de bétula, sistema de fragrância, iluminação ambiente e um sistema de som Meridian com 25 alto-falantes.
Motorização e desempenho
O Avatr 06 estará disponível em duas configurações de motorização. A versão BEV oferece tração traseira (RWD) com potência máxima de 252 kW (338 cv) ou tração integral (AWD) com dois motores e 440 kW (590 cv).

Utiliza uma bateria LFP de 82 kWh, proporcionando uma autonomia de 610–650 km no ciclo CLTC. A versão EREV combina um motor turbo de 1.5 litro (atuando como gerador) com um motor elétrico traseiro de 231 kW (310 cv). Esta versão conta com uma bateria LFP de 39 kWh, oferecendo uma autonomia elétrica de 170–240 km e uma autonomia híbrida total de até 1.100 km.
Com um preço inicial estimado em 250.000 yuan (aproximadamente 34.600 dólares), o Avatr 06 competirá diretamente com modelos como Tesla Model 3, Zeekr 007 e Xiaomi SU7 no segmento de sedãs elétricos médios. A Xiaomi, por exemplo, mira a venda de 350 mil veículos elétricos na China.

As vendas da Avatr atingiram 45.445 veículos de janeiro a novembro de 2024, ficando abaixo da meta anual da empresa. O lançamento do Avatr 06 faz parte da estratégia da marca para fortalecer sua posição no mercado e aumentar o volume de vendas. Vale lembrar que outras marcas também estão investindo no mercado chinês, como a Chery com o Fulwin A9.