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Avanço chinês no mercado automotivo mexicano desafia marcas de luxo tradicionais

O mercado de carros de luxo no México está passando por uma transformação significativa, com a ascensão de SUVs e picapes de fabricantes chineses. Essa mudança tem impactado o domínio tradicional de marcas como Mercedes-Benz e BMW.

A combinação de preços competitivos, tecnologias avançadas e conforto tem atraído consumidores mexicanos, que estão trocando os sedãs de marcas renomadas por veículos chineses. Este fenômeno resultou em uma queda de 8,1% nas vendas do segmento premium entre janeiro e novembro, de acordo com a Associação Mexicana de Distribuidores Automotivos (AMDA). Marcas como a Audi e Mercedes-Benz registraram quedas de 21,9% e 9,8%, respectivamente, enquanto a BMW não apresentou crescimento no mesmo período.

Avanço chinês no mercado automotivo mexicano desafia marcas de luxo tradicionais
Foto: Divulgação

Em contraste, as marcas chinesas têm experimentado um forte crescimento. A Motornation, que representa as marcas BAIC, JMC e Changan, teve um aumento de 8,8% nas vendas nos primeiros 11 meses do ano. A Jetour, por sua vez, registrou um impressionante aumento de 131%. Atualmente, as montadoras chinesas controlam 9,3% do mercado automotivo mexicano.

Os consumidores mexicanos estão cada vez mais receptivos aos veículos chineses, que oferecem design moderno, tecnologia de ponta e preços mais acessíveis. Miguel Reyes, um aposentado, exemplifica essa tendência, adquirindo um carro chinês por 550.000 pesos (aproximadamente 27.000 dólares), equipado com recursos como assistência de direção e alto nível de conforto. Modelos similares de marcas tradicionais custariam entre 40.000 e 50.000 dólares.

Marcas como a BYD e Zeekr são exemplos da variedade de opções oferecidas pelas montadoras chinesas no México. A BYD comercializa desde picapes elétricas de 1 milhão de pesos (50.000 dólares) até carros compactos por 17.000 dólares. A Zeekr, focada em veículos elétricos premium, oferece modelos de luxo por cerca de 40.000 dólares.

As montadoras asiáticas também foram beneficiadas pela isenção de tarifas de importação para veículos elétricos no México, vigente de 2020 até outubro de 2024. Além disso, o mercado mexicano tem demonstrado uma preferência crescente por SUVs, minivans e picapes, segmentos nos quais as marcas chinesas têm se destacado.

Esse crescimento ocorre em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos e o Canadá. Durante sua campanha, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sugeriu que a China estaria utilizando o México como plataforma para exportar veículos ao mercado americano, alegação negada pelas autoridades mexicanas. Claudia Sheinbaum, presidente do México, ressaltou que apenas 7% dos componentes dos carros produzidos no México são de origem chinesa e propôs um plano de substituição de importações de produtos chineses em parceria com os EUA e o Canadá.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

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