À medida que os veículos elétricos (VEs) ganham espaço nas ruas dos Estados Unidos e do Canadá, o número de acidentes e, consequentemente, os custos de reparo desses automóveis também apresentam um crescimento significativo. De acordo com dados da Mitchell, empresa especializada em software de gerenciamento de sinistros, os EUA registraram um aumento de 38% nas ocorrências envolvendo veículos elétricos em 2024, se comparado com o ano anterior.
Um estudo revelou que os VEs foram responsáveis por 2,71% de todos os sinistros nos EUA em 2024, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. No Canadá, a porcentagem foi ligeiramente superior, atingindo 3,84%, o que representa um salto anual de 34%. Esses números evidenciam a rápida expansão dos veículos elétricos na América do Norte. Modelos como o Tesla Modelo Y padrão na China tem ganhado destaque nesse mercado.
Em relação à frequência de perda total, os VEs tiveram um aumento de 8% em 2023 para 10,2% em 2024. A Mitchell observou que esse aumento de 2% nas perdas foi consistente em todos os tipos de motorização na América, principalmente devido a um aumento nos sinistros catastróficos no segundo semestre de 2024.
Tesla lidera as estatísticas de sinistros
Os modelos da Tesla se destacam nas estatísticas de acidentes com VEs. O Model Y e o Model 3 lideraram as ocorrências nos EUA, com frequências de 31,43% e 29,86%, respectivamente. Juntos, esses dois modelos representaram mais de 60% dos sinistros de VEs reparáveis em 2024.
Ao incluir o Model S (5,53%) e o Model X (4,58%), a participação da Tesla no total sobe para 71,4%. O único VE não Tesla entre os cinco primeiros foi o Ford Mustang Mach-E, com uma frequência de sinistros de 6,37%.
Custos de reparo elevados
O estudo da Mitchell também revelou os custos médios de reparo de veículos danificados em colisões em 2024, destacando a diferença entre VEs e veículos com motores de combustão interna (ICE). Os carros elétricos se mostraram os mais caros para consertar, com um custo médio de sinistro de US$ 6.236 nos EUA, uma redução de 3% em relação a 2023. Para fins de comparação, os veículos ICE tiveram uma média inferior de US$ 5.066. Enquanto isso, marcas como a BYD triplica exportações e planeja expansão global.
No entanto, ao analisar apenas os modelos ICE mais novos (US$ 6.127), seus custos de reparo começam a se aproximar dos carros elétricos. Isso se deve à crescente complexidade dos carros ICE mais recentes, o que se traduz em custos de reparo mais elevados. Interessante notar que a Dacia Sandero lidera vendas na Europa entre os modelos ICE.
Custos médios de reparo (2024)
Motorização | EUA | Canadá |
---|---|---|
BEVs | US$ 6.236 | CA$ 7.241 |
ICE | US$ 5.066 | CA$ 5.576 |
Híbridos | US$ 4.726 | CA$ 6.104 |
PHEVs | US$ 5.583 | CA$ 6.261 |
ICE (mais novos) | US$ 6.127 | CA$ 6.818 |
A Mitchell também apontou que os valores dos VEs têm diminuído mais rapidamente do que outros tipos de motorização. Essa queda está ligada a fatores como a redução dos custos de fabricação, o aumento da idade desses veículos e as preocupações dos consumidores com a saúde da bateria, especialmente em modelos usados. Como resultado, o valor médio de mercado de perda total para VEs caiu significativamente em 2024, chegando a US$ 33.346 nos EUA (-22%) e CA$ 40.203 no Canadá (-18,5%).