Notícias
Tendência

Audi RS5 2026: sedã esportivo com híbrido V6 promete acirrar competição com Mercedes-AMG

Ainda é cedo para comparações definitivas, mas o visual do RS parece já ter conquistado muitos admiradores.

Flagras de fotógrafos espiões revelam o novo sedã Audi RS5, movido a combustão interna, com visual robusto e a expectativa de um motor V6 híbrido. O modelo, sucessor do RS4, chega em um momento em que a Mercedes-AMG diminuiu seu C63 para um quatro cilindros, o que desagradou parte dos entusiastas. A Audi Sport está se preparando para o lançamento do RS5 2026, que deve ocorrer ainda este ano, o que gera preocupação entre os concessionários Mercedes.

Relatos sugerem que a decisão da Mercedes de substituir o V8 do C63 por um motor de quatro cilindros em linha reduziu tanto a base de fãs quanto as vendas do modelo. O motor do C63 S E Performance, um híbrido plug-in, entrega impressionantes 680 cv, contra 510 cv do antigo V8. No entanto, críticas apontam para o excesso de peso e a falta de caráter do modelo atual.

Enquanto isso, o próximo RS5 da Audi, embora não conte com um V8, deve vir com um motor V6, proporcionando o som e a sensação que os compradores de um sedã esportivo de alto padrão esperam. Isso pode ser um fator decisivo, mesmo que a potência total do RS não iguale a do AMG. A geração anterior do RS4/RS5 entregava 450 cv.

Assim como o C63, o novo RS5, que efetivamente substitui os antigos RS4 e RS5 (o emblema RS4 retornará em um elétrico), também adota a tecnologia híbrida plug-in. Mas, espera-se que a Audi utilize essa tecnologia para oferecer uma autonomia elétrica significativa, e não apenas desempenho. A AMG priorizou o desempenho, o que resultou em uma pequena bateria de 4,8 kWh e uma autonomia de apenas 13 km.

Ainda é cedo para comparações definitivas, mas o visual do RS parece já ter conquistado muitos admiradores. As largas caixas de roda e as enormes rodas sob elas são um destaque. O C63 é um carro bonito, e alguns compradores preferem carros mais discretos. Mas muitos consideram que o C63 se parece muito com seu irmão menor, o C43.

Tecnicamente, este RS5 é um liftback, como o antigo RS5 Sportback. No entanto, a Audi deixará de usar o nome Sportback, assim como fez com o A5 lançado em 2024. Uma versão Avant perua também está em desenvolvimento e já foi flagrada por fotógrafos.

O que o RS5 precisa oferecer em termos de potência, número de cilindros e alcance elétrico para dificultar a vida dos concessionários AMG que tentam vender o C63? A BMW ainda tem chance com seu M3 não-híbrido?

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.