Rumores indicam que a Audi está desenvolvendo a terceira geração do R8, com possível lançamento no final de 2027. O supercarro poderá adotar o sistema de propulsão híbrido plug-in (PHEV) e o chassi do Lamborghini Temerario. A expectativa é que o modelo seja o Audi mais potente já construído, entregando cerca de 1.000 cv através de um motor V8 biturbo eletrificado.
O Audi R8 encerrou sua produção no ano passado, totalizando 45.949 unidades vendidas entre 2006 e 2024. A primeira geração compartilhava componentes mecânicos com o Lamborghini Gallardo, enquanto a segunda era semelhante ao Huracan. Ambas as versões eram equipadas com motores V10 aspirados, figurando no topo da linha Audi Sport. Vale lembrar que a Audi A5 2025 substitui o A4 nos EUA com um visual totalmente renovado.

De acordo com a Autocar, o desenvolvimento do R8 de terceira geração já ultrapassou a fase de viabilidade, com um possível lançamento no final de 2027. Contrariando relatos anteriores sobre um sucessor totalmente elétrico utilizando componentes da futura arquitetura SSP do Grupo VW, a publicação afirma agora que o supercarro da Audi será impulsionado por um sistema híbrido plug-in.
O sistema de propulsão eletrificado será compartilhado com o Temerario, assim como o chassi spaceframe de alumínio e os componentes eletrônicos, escrevendo mais um capítulo na colaboração entre as duas marcas.

O Temerario é equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros e três motores elétricos, gerando uma potência combinada de 907 cv (677 kW / 920 PS). Além disso, especula-se que uma versão ainda mais potente está em desenvolvimento, com mais de 1.000 cv. Modelos como o Jeep Compass 2026 também estão gerando grande expectativa com seus novos teasers.
Esses números fariam do novo R8 o Audi de rua mais potente e rápido já construído, superando até mesmo o totalmente elétrico RS E-Tron GT Performance.
Para diferenciar seu supercarro do Lamborghini, a Audi Sport focará na usabilidade diária. Nesse contexto, ele poderia ser posicionado como um rival das versões topo de linha do Porsche 911 e do Mercedes-AMG GT. Como nas gerações anteriores, o R8 provavelmente apresentará um design exterior e interior exclusivo, podendo ser oferecido nas versões Coupé e Spyder. Inclusive, a nova geração do Audi A6 Avant ganha destaque antes da estreia oficial.

A terceira geração do R8 será produzida na fábrica de Böllinger Höfe, assim como seus antecessores. É provável que a Audi Sport também desenvolva versões de competição do novo R8, dando continuidade à tradição do modelo no automobilismo. Além disso, outros lançamentos estão movimentando o mercado, como a Kia Carnival Híbrida 2025 que chega ao Brasil para homologação.