A Audi, em parceria com a Siemens, está transformando a automação industrial com a implementação pioneira de controladores lógicos programáveis (CLP) virtuais com função de segurança na produção. A inovação foi implementada na unidade de Böllinger Höfe.
Em um feito inédito, a Audi está utilizando um CLP virtual da Siemens na plataforma Edge Cloud 4 Production (EC4P) na linha de montagem. A rede de CLPs virtuais, certificada pela TÜV, opera com uma função de segurança desenvolvida especificamente pela Siemens.

Com essa solução, a Audi estabelece novos padrões em automação fabril totalmente conectada. A empresa já havia testado com sucesso a solução de servidor local EC4P na montagem do Audi e-tron GT. Gerd Walker, membro do Conselho da Audi para Produção, afirma: “O uso de controladores lógicos programáveis virtuais na linha de montagem é um importante salto de produtividade em nossa estratégia 360factory para uma manufatura eficiente e orientada por dados. Queremos levar a nuvem local para produção a todas as plantas e aproveitar os avanços nos sistemas de controle digital nesse processo”. A Siemens, como parceira tecnológica, é responsável pelo sistema de controle virtual, que oferece funcionalidade de segurança certificada pela TÜV na produção.
Cedrik Neike, CEO de Indústrias Digitais e membro do Conselho de Administração da Siemens AG, declarou: “Os controladores são os ‘cérebros’ das máquinas e fábricas. Agora estamos virtualizando esses cérebros e levando-os para a nuvem. Isso acelera a transformação digital na Audi e aumenta a agilidade, eficiência e segurança na produção – para uma manufatura mais flexível e à prova de futuro. Juntos, estamos elevando a produção automotiva a um novo nível e fortalecendo significativamente a competitividade”.
CLP Virtual substitui controle baseado em Hardware
O EC4P com CLPs virtuais da Siemens está sendo utilizado em um modelo Lamborghini cuja carroceria é fabricada na unidade de produção da Audi Sport em Böllinger Höfe. Os CLPs virtuais substituem os CLPs anteriores baseados em hardware no ambiente de automação. A unidade de Böllinger Höfe serve como um laboratório do mundo real para tecnologias digitais. Com o novo sistema de controle virtual certificado pela TÜV da Siemens, a Audi está lançando as bases para uma produção flexível e orientada por dados, e pode controlar e monitorar a produção em tempo real, independentemente da localização.
Os CLPs virtuais permitem a rápida introdução de software e novas funções que podem ser atualizadas e gerenciadas centralmente. Com o EC4P, a eficiência e a velocidade dos processos de produção podem ser significativamente aumentadas. Falando em inovações da Audi, a marca também planeja novo veículo elétrico para 2026.
Parceria tecnológica
A Audi desenvolveu o CLP virtual para a linha de montagem como parte de uma parceria tecnológica com Broadcom, Cisco e Siemens. Pascal Schirmer, da Planning Technology Development, explica: “Juntamente com nossos parceiros, estamos realizando a primeira interação mundial entre plataforma de virtualização, rede e tecnologia de automação na produção de automóveis”.
A Broadcom fornece o software de virtualização para os servidores, com um “interruptor virtual industrial” recém-desenvolvido e capaz de operar em tempo real. Este é um componente de software que permite a comunicação em tempo real com protocolos industriais entre a plataforma e os sistemas. Para atender aos altos requisitos na área de tecnologia de automação, a Cisco forneceu a infraestrutura de rede “Software-Defined Access” como parte da parceria, que foi estendida à rede industrial.
Após a bem-sucedida introdução dos CLPs virtuais na linha de montagem em Böllinger Höfe, a Audi planeja introduzir a tecnologia também em sua fábrica de Neckarsulm. Os preparativos para isso já estão em andamento, incluindo o uso da tecnologia na linha de montagem do novo Audi A6. A montadora alemã tem investido bastante em novas tecnologias, assim como a Hyundai anuncia investimento de US$ 21 bilhões nos EUA para acompanhar o ritmo das inovações.