Um novo veículo elétrico da Audi, desenvolvido em parceria com a chinesa SAIC, foi visto em testes nas ruas da China. O modelo, que tem previsão de lançamento para o verão de 2025, chama a atenção por não ostentar o tradicional emblema dos quatro anéis da marca alemã. Este carro representa uma aposta da Audi para ganhar espaço no mercado chinês de veículos elétricos, onde a marca enfrentava baixa aceitação.
A decisão de criar uma nova marca, mantendo o nome AUDI, mas sem o emblema clássico, reflete a estratégia da empresa de se adaptar às preferências do consumidor chinês. Os carros desta nova linha serão produzidos exclusivamente na China para o mercado local. O primeiro modelo, apresentado como o carro conceito Audi E em novembro, teve sua versão pré-produção flagrada em testes recentemente.
Design e características do Audi E
O veículo, apesar da camuflagem, revela um design alinhado com o conceito apresentado anteriormente. Destacam-se a dianteira com entradas de ar no para-choque e faróis finos. O Audi E também possui um sensor LiDAR no teto, câmeras no lugar dos retrovisores convencionais, rodas de oito raios, maçanetas embutidas e uma linha de teto elegante, com estilo wagon ou shooting brake. Detalhes como um spoiler esportivo e um difusor traseiro também chamam atenção.
Desenvolvimento e colaboração
A presença de carros de teste da IM Motors, empresa apoiada pela SAIC, próximos ao Audi E indica que a equipe da IM Motors está envolvida no desenvolvimento do novo modelo. A rapidez com que o Audi E passou do conceito para a fase de testes, em menos de dois meses, demonstra o comprometimento da Audi em lançar o carro no mercado chinês. O lançamento está previsto para o verão de 2025, exclusivamente na China.
Detalhes técnicos
O Audi E é um carro de porte médio, com dimensões de 4870 mm de comprimento, 1990 mm de largura e 1460 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2950 mm. O interior conta com um painel digital que se estende por toda a largura do carro, volante com design de três raios em forma de “D duplo”, iluminação ambiente e acabamento em madeira. O teto é revestido de camurça.
Em termos de desempenho, o Audi E adota um sistema de tração integral com dois motores, entregando 570 kW (764 hp). A bateria NMC de 100 kWh proporciona uma autonomia de até 700 km no ciclo CLTC. O veículo utiliza uma plataforma de alta tensão de 800V e acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Conta ainda com direção progressiva nas rodas dianteiras, direção nas quatro rodas e suspensão pneumática.