A Audi apresentou as versões e-híbridas plug-in (PHEV) do novo A5, nas variantes sedã e Avant (perua). Combinando um motor 2.0 litros turbo a gasolina com assistência elétrica, o conjunto entrega até 362 cv e oferece uma autonomia elétrica de até 110 km.
Os modelos PHEV modernos estão se tornando cada vez mais eficientes. O novo Audi A5 PHEV, por exemplo, possui uma autonomia elétrica de 110 km, de acordo com o ciclo WLTP. Modelos como o GWM apresenta o Haval Xiaolong Max também investem em tecnologia híbrida plug-in.

A combinação de um motor 2.0 litros turbo de 249 cv com um motor elétrico oferece duas opções de potência: 295 cv ou 362 cv. A versão mais branda acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, independentemente da escolha entre o sedã liftback ou a perua Avant. Já a opção mais potente cumpre a mesma tarefa em 5,1 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
O novo A5 está equipado com uma bateria de 25,9 kWh, que pode ser carregada em até 2,5 horas utilizando um carregador de 11 kW. A tração integral Quattro é um item de série, e o sistema de regeneração de energia pode ser ajustado por meio das borboletas no volante. Outras marcas como a Alfa Romeo revela detalhes do inovador sistema Q4 também focam em eficiência.

A autonomia de 110 km do A5 PHEV supera a do BMW 330e, avaliado em 100 km. Dentro do grupo VW, o novo Tiguan híbrido, destinado ao mercado europeu, reivindica uma autonomia elétrica de até 124 km. A Volkswagen Taos 2025 recebe câmbio e outras melhorias que acompanham as novidades do mercado.
Os modelos A5 PHEV podem ser encomendados na Europa a partir do final de março, com preços a partir de 62.500 euros para o sedã de menor potência. A Audi planeja lançar versões PHEV de outros modelos ainda este ano, incluindo o novo A6 e o Q5. A Audi planeja novo veículo elétrico do segmento C para 2026.
